A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido apenas para quem sofre alguma incapacidade sem cura e que impossibilite totalmente a realização do trabalho.
Mas além do valor do benefício em si existem outros direitos que o aposentado por invalidez possui, por isso continue a leitura e saiba quais são.
Para ter direito à aposentadoria por invalidez, é preciso cumprir com o período de carência e ter qualidade de segurado.
Porém existem exceções onde a carência é extinta, como quando a incapacidade aconteceu por causa de algum acidente imprevisível, quando ocorre um acidente de trabalho, ou quando se contrai alguma doença ocupacional causada pelo exercício de sua profissão ou doença grave.
As doenças graves que isentam de carência, são:
Saque do FGTS e do PIS/Pasep
O beneficiário da aposentadoria por invalidez tem o direito de sacar todo o seu PIS/PASEP e FGTS, isso porque com esse tipo de aposentadoria o contrato de trabalho é suspenso.
A consulta do valor a receber pode ser feita pessoalmente nas agências da Caixa ou pelo app FGTS.
Para sacar o valor liberado, basta ir até alguma agência da Caixa Econômica e levar os seguintes documentos:
Hoje, também é possível movimentar esse saldo diretamente pelo aplicativo do FGTS e transferi-lo para outra conta de sua preferência. Confira o passo a passo:
Em até 5 dias úteis, o valor será transferido para o canal que você escolheu.
Isenção ou redução de impostos
Os beneficiários da aposentadoria por invalidez acometidos por doenças graves (citadas no primeiro tópico) ou que possuem algum tipo de deficiência têm direito à isenção de alguns impostos.
Esse tipo de isenção pode ser solicitada por pessoas com:
Quitar financiamento de imóvel
Os segurados do INSS que tiveram uma doença ou sofreram um acidente, ficaram incapazes de exercer qualquer atividade e precisaram se aposentar por invalidez têm a possibilidade de quitar o financiamento de um imóvel em andamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Para quitar o imóvel quando se descobre a invalidez, é necessária a previsão contratual com cláusula que contemple a referida condição, o que é praticado na Caixa Econômica Federal, COHAB e banco privado.
Adicional de 25%
Os aposentados do INSS que precisam de ajuda de outra pessoa para realizar as atividades do dia a dia podem ter direito a um adicional de 25% no valor mensal da aposentadoria.
Para receber o benefício diretamente do INSS, o aposentado por invalidez precisa passar por avaliação dos peritos médicos do instituto.
Existem algumas situações que, geralmente, são aceitas pelo INSS para concessão desse direito ao acréscimo para o aposentado:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…