O conhecimento do Direito Empresarial é fundamental para os profissionais da área de Ciências Contábeis, uma vez que a contabilidade é uma atividade que está intimamente ligada à atividade empresarial.
Direito Empresarial é um ramo do direito que se dedica a regular as atividades das empresas, desde a sua constituição até a sua extinção.
É um conjunto de normas que visa proteger e regulamentar a atividade econômica empresarial, buscando o equilíbrio entre os interesses do empresário e os interesses da sociedade em geral.
Os profissionais da contabilidade devem conhecer as normas e legislações que regulamentam a atividade empresarial, tais como as leis societárias, tributárias, trabalhistas, de propriedade intelectual, entre outras.
Alguns dos principais fundamentos do Direito Empresarial são:
É a pessoa física ou jurídica que exerce atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. O empresário pode ser individual (pessoa física) ou coletivo (sociedade empresária).
É a empresa formada por duas ou mais pessoas que se unem com o objetivo de realizar atividades empresariais.
As sociedades empresárias podem ser de vários tipos, como sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade em nome coletivo, entre outras.
Leia também: Entenda O Que É Macroeconomia E Quais Seus Principais Índices
Todo empresário deve registrar sua empresa na Junta Comercial de seu estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
O registro é necessário para que a empresa adquira personalidade jurídica e possa realizar atos jurídicos.
São as atividades comerciais que caracterizam o exercício de atividade empresarial. Alguns exemplos de atos de comércio são a compra e venda de mercadorias, a prestação de serviços, a fabricação de produtos, entre outros.
Leia também: Entenda O Que É Macroeconomia E Quais Seus Principais Índices
São acordos firmados entre empresários ou entre empresas e consumidores, fornecedores ou prestadores de serviços.
Os contratos empresariais podem ser de diversos tipos, como contratos de compra e venda, contratos de prestação de serviços, contratos de locação, entre outros.
São os direitos que protegem as criações intelectuais das empresas, como marcas, patentes, desenhos industriais, direitos autorais, entre outros.
A propriedade intelectual é importante para garantir a exclusividade e a valorização dos produtos e serviços das empresas.
Leia também: Ciências Economicas X Ciências Contábeis: Qual A Diferença?
É a disputa entre empresas pelo mercado consumidor. A concorrência é saudável para o mercado, pois estimula a inovação, a qualidade dos produtos e a redução de preços.
No entanto, é necessário que as empresas respeitem as regras da concorrência leal, sem praticar condutas anticompetitivas.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…