Confira quais cuidados você precisa ter para encerrar seu registro e saiba cancelar o seu MEI em duas etapas!
Se você trabalha como Microempreendedor Individual (MEI), mas quer encerrar o registro, saiba que é possível fazer esse procedimento por conta própria no Portal do Empreendedor. Não existe custo nenhum e dá para cancelar a inscrição mesmo com o pagamento dos boletos atrasado. Descubra quais os principais pontos na hora de encerrar seu registro e confira um passo a passo para dar baixa no MEI.
Não existe nenhuma taxa para cancelar o MEI, mas serão cobrados os meses em que você permaneceu cadastrado e não pagou os boletos dos Documentos de Arrecadação do Simples (DAS). E não importa em qual semana será feito o cancelamento: você terá que pagar pelo mês inteiro. “Por lei, o valor é um fixo mensal, ou seja, não é possível pagar proporcionalmente”, explica o consultor do Sebrae-SP, Sílvio Vunicic. No entanto, você não paga nenhuma taxa para dar baixa no cadastro como Microempreendedor Individual e o procedimento é totalmente online.
Antes de decidir cancelar o registro, verifique se você fez as Declarações Anuais do Simples Nacional (DASN SIMEI). A baixa do MEI será feita independentemente do pagamento dos boletos, ou seja, você não será impedido de cancelar a sua inscrição se estiver devendo. Mas fique atento: caso deixe algum pagamento pendente, saiba que a Receita Federal pode cobrar a dívida com juros futuramente, mesmo que você não seja mais um Microempreendedor Individual.
Você consegue cancelar o cadastro como Microempreendedor Individual pela internet e não paga nenhuma taxa adicional para dar baixa. Mesmo que você queira cancelar o registro imediatamente após a inscrição, não será cobrada nenhuma taxa por isso.
Em alguns casos, o Portal do Empreendedor terá o aviso “Está em manutenção o aplicativo”. Isso acontece porque algumas funções do site ficam indisponíveis poucas vezes por ano para manutenção. “O melhor a fazer é aguardar o retorno do sistema para solicitar a baixa do registro como MEI”, aconselha Sílvio Vunicic.
Quem deu baixa no cadastro como Microempreendedor Individual pode fazer uma nova inscrição sem pagar nada por isso. O nome que estará no registro é do empresário, juntamente com o número do CPF. Importante: o pagamento do seguro desemprego não é feito para o trabalhador que for demitido e estiver registrado como MEI.
Se você está negativado também pode se registrar como Microempreendedor Individual. O nome sujo atrapalha na abertura de contas, concessão de empréstimos, financiamentos, mas não interfere na inscrição como MEI.
Fonte: Konkero
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…