Saber o que é contrato social ao abrir uma empresa é fundamental.
Afinal, o documento da pessoa jurídica tem a mesma função da certidão de nascimento para pessoa física.
Nele constam as regras, as condições para o funcionamento do negócio, os direitos e as obrigações dos sócios, entre outras informações relevantes.
Sem esse contrato, não é possível registrar a organização em órgãos públicos, tampouco iniciar as atividades — seja em qual segmento for.
Logo, é importante entender como elaborá-lo de forma eficiente.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para esclarecer os principais pontos sobre o assunto. Acompanhe!
O tipo de contrato a ser elaborado varia conforme a natureza jurídica da companhia. Conheça melhor sobre eles!
O documento utilizado ao abrir um LTDA, é o contrato social.
Nele, serão inseridas as regras desse formato, podendo ser modificado, caso necessário.
Esse aspecto é relevante nas situações em que a instituição ainda esteja definindo sua forma de atuação e precise realizar alterações com frequência.
Nesse caso, o documento chama-se Ato Constitutivo e tem a mesma função do contrato social.
Nele, é possível inserir cláusulas adicionais e adaptá-las como entender melhor para o negócio.
A principal diferença para o LTDA são as cláusulas padrões, que são modificadas para se adequar às regras da EIRELI.
No caso do EI, o documento elaborado é o Requerimento de Empresário, que se trata de um formulário criado pelo Governo Federal.
Não pode ser alterado, logo, não permite a inserção de cláusulas extras.
Por esse motivo, é indicado para empresas que apresentam uma atividade já definida no mercado, isto é, sem projeções para mudanças ao menos no médio prazo.
Para criar um bom contrato social, é necessário atentar aos principais dados que devem estar presentes.
Entenda, a seguir, quais são os elementos que não podem faltar:
Como dissemos, existe um modelo de contrato social para cada tipo de natureza jurídica da empresa.
No entanto, nos casos permitidos, você pode adequá-lo da forma que achar melhor.
É possível contar com escritórios especializados para ajudar nesse processo, que vão orientar e ajudar na elaboração do documento apropriado.
Além disso, com o avanço da tecnologia, é possível encontrar algumas Juntas Comerciais que emitem o Contrato Social de forma adequada.
Isso é feito com base em um padrão nacional, no qual é possível inserir cláusulas adicionais, gerando ainda mais segurança.
O fato de o documento ser certificado de forma digital pela Junta evita riscos de adulterações e fraudes, entre outros incidentes que causam dores de cabeça.
Agora que você já sabe o que é o contrato social, é importante estar atento a todos os requisitos e elementos necessários para evitar erros.
Por ser um processo burocrático, o recomendado é contar com o auxílio de um contador, que vai realizar os trâmites com eficiência, segurança e agilidade, sempre dentro dos parâmetros previstos em lei.
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Fonte: We Cont
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