Empresas do grupo:

Início » Conselho deseja prorrogar parcela do Seguro-desemprego

Conselho deseja prorrogar parcela do Seguro-desemprego

por Jorge Roberto Wrigt
2 minutos ler
Designed by @drobotdean / freepik

Existe um desejo do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador de estender o pagamento do seguro-desemprego para mais duas parcelas para quem for demitido sem justa causa no atual momento que o país está passando por causa do novo coronavírus.

Se realmente acontecer essa prorrogação, cerca de 6 milhões de pessoas serão atendidas o que irá impactar as contas públicas em 16,1 bilhões.

Quando é demitido, o trabalhador tem direito a receber entre três e cinco parcelas do seguro-desemprego (levando em conta o tempo trabalhado e de quantas vezes o pedido foi feito).

Sendo aprovada a medida, quem for demitido sem justa causa deverá receber entre cinco e sete parcelas do benefício.

Quando acontecer a próxima reunião do Codefat, que deverá ser no dia 16 de julho, a medida será votada. Caso seja aprovada no Codefat, os trabalhadores dispensados entre 20 de março e 31 de dezembro de 2020 já terão direito à ampliação do seguro-desemprego.

Os responsáveis pela proposta são os conselheiros que representam os trabalhadores no Codefat.

Sérgio Luis Leite, um dos conselheiros, disse que a medida se baseia na emenda constitucional 106 de 2020, que criou o orçamento de guerra.

“O orçamento de guerra deixa claro que não precisam ser observados limites de criação e expansão de despesas, desde que a medida tenha os efeitos limitados ao período de calamidade”, concluiu Sérgio Luis Leite.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More