O CRCSP foi instalado em 14 de dezembro de 1946 e sua primeira reunião foi realizada em 23 de dezembro, às 21 horas, na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, naquela ocasião, localizado na Rua São Bento, 405, 11º andar.
Nessa primeira reunião, foi realizada a eleição para a escolha do primeiro presidente do CRCSP, da qual saiu-se vitorioso o contador Pedro Pedreschi.
Atualmente, além de registrar e fiscalizar o exercício profissional, o CRCSP é responsável por um ambicioso programa de educação continuada que já beneficiou milhares de profissionais de todas as regiões do estado com palestras e seminários, entre outras atividades.
A partir do ano de 2020 as atividades do Conselho ganharam mais visibilidade, ao serem realizadas totalmente online, facilitando a participação de todos os profissionais do Brasil.
Leia também: Contador Sem O CRC Pode Atuar?
O Conselho tem também um programa de integração com as principais universidades e faculdades de Ciências Contábeis do Estado, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer melhor o órgão fiscalizador e sua futura profissão.
O CRCSP organiza as convenções (estadual e regionais) visando estreitar o relacionamento entre profissionais, empresários e estudantes de Contabilidade.
Tem uma forte atuação por meio de suas comissões, ampliando e reforçando o trabalho do Conselho.
O Estado de São Paulo tem hoje mais de 154 mil profissionais contábeis em atividade, atuando em empresas públicas e privadas e nas mais de 26 mil empresas de Contabilidade.
Os profissionais e as empresas estão permanentemente sujeitos à fiscalização do CRCSP, que verifica se os padrões técnicos e éticos condizentes com a profissão contábil estão sendo seguidos.
Leia também: CRCMG Oferece Cursos Online E Gratuitos Para Estudantes E Contadores
Segundo o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, com a evolução das técnicas de gestão e dos processos administrativos e financeiros, com o acirramento da concorrência, bem como a disponibilização e disseminação da tecnologia ao longo dos últimos anos, cada vez mais o profissional contábil tem deixado de ser caracterizado como um agente especializado em lidar com questões burocráticas do dia a dia das empresas, para tornar-se um colaborador capaz de orientar os negócios e rumos das empresas.
“Não basta mais aconselhar sobre questões como recolhimento de impostos, obrigações trabalhistas, regimes fiscais, entre outros. Agora, um dos principais papéis do Conselho é orientar, dar informações e apontar caminhos que contribuam para o aprimoramento deste profissional”, afirma.
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…
A DeepSeek simplesmente abalou todo o mercado da inteligência artificial (IA) com o lançamento do…