Desde o mês de agosto, milhões de beneficiários do Auxílio Brasil aguardam pela liberação do empréstimo consignado que poderá ser contratado pelos mais de 20 milhões de inscritos do programa social.
Durante a oficialização do consignado, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, havia informado que dentre as pretensões do governo a expectativa era de que a modalidade de crédito fosse disponibilizada ainda no mês de setembro.
Todavia, sob alegação de diversas tratativas que estão em andamento, como a negociação de um limite na taxa de juros que poderá ser cobrado pela modalidade, o consignado não sairá mais neste mês de setembro.
Primeiramente é importante esclarecer que a lei que permite o consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil já foi sancionada e está em vigor desde o dia 4 de agosto.
Todavia, ainda é necessário que o Ministério da Cidadania edite normas complementares para que as instituições financeiras possam começar a operar a nova linha de crédito.
Segundo integrantes do ministério da Cidadania, a pasta segue em constantes tratativas com os órgãos e instituições envolvidas no processo para garantir o melhor direito à população de baixa renda.
Dentre as tratativas, destacamos o limite da taxa de juros que poderá ser aplicado pelas instituições financeiras para a liberação do crédito consignado.
Ocorre que para a modalidade teremos um número reduzido de instituições financeiras que vão operar o consignado para o Auxílio Brasil, tendo em vista que os grandes bancos não se interessaram pela modalidade.
Dessa forma, como serão até o momento 15 instituições financeiras, com exceção do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão oferecer a modalidade de crédito, devido à baixa concorrência, o governo teme pela alta nas taxas de juros ofertados.
Como consequência, a alta taxa de juros pode acabar aumentando o endividamento dos beneficiários do Auxílio Brasil, o que seria um passo para trás diante do objetivo do governo.
O governo ainda não definiu uma data de liberação do consignado do Auxílio Brasil, afinal, a pretensão do governo é conseguir liberar o consignado já com o limite de juros aplicados.
Agora a nova expectativa é de que o consignado seja disponibilizado após o primeiro turno das eleições, tempo que o governo terá para concluir as diretrizes e iniciar a operação do consignado.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…