Empresas do grupo:

Início » Consignado do INSS será mais difícil de conseguir em 2025?

Consignado do INSS será mais difícil de conseguir em 2025?

por Matheus Vinicius Ribeiro
3 minutos ler
Pagamentos INSS

Por conta das regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), muitos bancos estão recuando e começando a restringir a oferta de crédito consignado do INSS, por conta da taxa de juros.

Alguns bancos estão restringindo o crédito sem muita justificativa, enquanto outros afirmam que isso está acontecendo por conta do teto de juros estabelecido pelo órgão que não é vantajoso para as instituições financeiras.

O Bradesco seguiu a decisão de outros grandes bancos e começou a restringir a concessão de crédito consignado do INSS.

O que está acontecendo com crédito consignado do INSS?

Por conta do teto de juros baixo e pelas mudanças no mercado, a concessão desse tipo de  crédito se tornou menos atrativa para as instituições financeiras, que estão optando pela restrição desse tipo de crédito no momento.

Os bancos justificam que a operação se tornou inviável economicamente devido à incompatibilidade entre o aumento dos custos de captação no mercado financeiro e o atual teto da taxa de juros, fixada no crédito consignado do INSS. 

Atualmente, a taxa máxima permitida para o crédito consignado é considerada um limite baixo, que não compensa, por conta dos custos de operação. As críticas por parte dos bancos, que alegam inviabilidade econômica.

Restrição de crédito

A partir do próximo ano, caso o teto de juros não seja alterado, a restrição de crédito pode prejudicar os aposentados e pensionistas que tentam conseguir empréstimos. Veja abaixo os banco que realizaram restrições:

  • Banco do Brasil;
  • Itaú Unibanco;
  • Banco Pan;
  • Mercantil;
  • BMG; e 
  • Banrisul.

Atualmente a maioria das instituições citadas acima ainda oferecem os serviços em canais digitais, aplicando restrições, a única mudança é a oferta do crédito consignado do INSS através de correspondentes bancários foi suspensa.

O que vai acontecer?

Os bancos buscam soluções para que a decisão do INSS seja alterada, alegando que a atual taxa de juros não compensa por conta dos custos de operação. A Associação Brasileira de Bancos (ABBC), iniciou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o INSS.

ABBC, organização representante de instituições de médio porte, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para questionar se o INSS realmente pode estabelecer esses limites. Por tanto, com as restrições e caso os bancos tomem outras medidas, o consignado pode ficar mais difícil de se conseguir em 2025.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More