De acordo com dados recentes do Banco Central do Brasil (BC), em janeiro de 2023 houve um recorde de empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A linha de crédito destinada aos aposentados e pensionistas do INSS vem se popularizando, e em janeiro atingiu 20% a mais de contratações em relação aos últimos 12 meses.
Confira a seguir mais detalhes sobre esse crescimento e o que está previsto de mudanças para a modalidade ainda neste mês de março.
O que você vai ler neste artigo:
A tendência de aumento no volume do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS segue em alta para 2023.
Os dados divulgados pelo Banco Central revelam que, de janeiro de 2022 a janeiro deste ano, o valor em contrato de consignado passou de R$ 192 bilhões para R$ 230,5 bilhões.
Leia mais: O que é empréstimo consignado do INSS?
Esta é a maior quantia já registrada em uma modalidade de empréstimo no Brasil, que cresce por ser uma opção atrativa, com desconto na folha de pagamento e taxas de juros mais baixas.
Leia também: ATENÇÃO! Governo Reduz Juros De Empréstimo Consignado Para Aposentados
A evolução da concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS tem sido visível nos últimos dez anos, o que traz grandes melhorias para a modalidade.
A modalidade tem se aliado às novas tecnologias e tornado o processo mais ágil e simples, além de já oferecer um baixo risco de inadimplência e facilidade na análise e aprovação,
Veja também: Quem pode e não pode fazer empréstimo consignado?
Assim, com esse cenário positivo, a previsão é de que haja um aumento ainda maior de contratações em 2023, e cada vez mais vantagens poderão ser oferecidas aos consumidores que optam pelo crédito consignado.
Leia também: Conheça Os Detalhes Práticos Do Golpe Do Empréstimo Consignado E Da Falsa Portabilidade
A redução do teto de juros aprovada para o crédito consignado do INSS representa uma grande oportunidade para aposentados e pensionistas.
Na segunda-feira (13) o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução dos juros em cartão de crédito e empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.
Assim que a decisão for publicada no Diário Oficial da União (DOU), o teto de juros das modalidades será reduzido para 1,70% nos empréstimos e 2,62% para cartão de crédito consignado.
A redução dá aos beneficiários do INSS a chance de contratar novos empréstimos a juros mais baixos, bem como levar seus antigos contratos para outros bancos e obter mais vantagens.
Essa transferência para outros bancos é chamada de portabilidade de consignado, e com a meutudo você pode fazer com total segurança e 100% online.
A meutudo é uma fintech que oferece serviços crédito consignado para auxiliar os beneficiários do INSS a realizarem os seus planos.
Por meio da portabilidade com a meutudo, você opta por receber um valor de troco na sua conta ou reduzir o valor das parcelas mensais, liberando mais da sua margem consignável.
Entenda melhor: Como simular a portabilidade do consignado
Assim, os clientes da meutudo têm muito mais oportunidades de aproveitar as novas taxas de juros para realizar seus sonhos, sem burocracia, gastando seu tempo com o que realmente importa.
E para ler mais conteúdos informativos como este, inscreva-se abaixo e receba as novidades da semana diretamente em seu e-mail.
Leia também: INSS Muda Regra Para Contratação De Empréstimo Consignado
Por ter um baixo risco de inadimplência, o crédito consignado é uma das linhas de crédito com taxa de juros mais baixa e, assim, acaba sendo mais barata que outras modalidades.
Assim que publicado no Diário Oficial da União (DOU), o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS terá taxa de juros máxima cobrada pelos bancos e instituições de crédito de até 1,70% ao mês.
Atualmente, o empréstimo consignado do INSS é destinado aos aposentados e pensionistas da Previdência Social. No entanto, a modalidade pode ser liberada para novos beneficiários conforme decreto do Governo Federal.
Um dos requisitos para ter direito ao consignado é ter uma renda fixa que possa ser comprovada. Os grupos que se encaixam nesse requisito são os aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores de carteira assinada e beneficiários de alguns programas sociais.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…