Finanças Pessoais

Consignados: alto prazo para pagar o crédito pode gerar endividamento

Conforme especialistas, o longo prazo de 144 meses (12 anos) do município do Rio de Janeiro para pagar um empréstimo consignado, pode parecer atrativo por oferecer parcelas de menor valor, além de já contar com juros mais baixos, naturais na categoria dos consignados. No entanto, torna-se uma operação de risco, devido ao endividamento prolongado. 

Vale ressaltar que empréstimos consignados são aqueles cuja dívida é descontada diretamente do salário ou benefício do contratante, ou seja, a pessoa coloca parte da sua renda mensal, como garantia de que o débito será pago. 

Em geral, a categoria é destinada a servidores públicos ou aposentados e pensionistas do INSS, justamente, por estes grupos possuírem uma renda fixa por mês. Conforme a regra atual, o contratante pode comprometer até 35% de sua renda em empréstimo consignado. 

Endividamento em empréstimos consignados

Entendido como funciona a categoria de consignados, saiba o porque a contratação destes empréstimos pode ser considerada arriscada, na opinião de especialistas da área de economia. 

Conforme Gilberto Braga, professor da Fundação D. Cabral, e economista da IBMEC, créditos consignados, são perigosos por comprometerem a renda por um prazo extremamente longo, levando a um quase eterno endividamento. Segundo o especialista, o recurso é recomendado somente para pessoas superendividadas, “alongando o prazo e incluindo todas as dívidas que tem para tentar respirar financeiramente”, explica.

Diante disso, é de suma importância avaliar a oferta, bem como os motivos que te levam a querer o empréstimo, de modo a não se deixar levar pelo discurso das instituições financeiras. 

A partir das recomendações do educador financeiro,  Alexandre Prado, divulgadas pelo portal Extra, conclui-se que é necessário avaliar os seguintes pontos antes contratar um serviço consignado: 

  • Qual é a finalidade do crédito? “Comprar um bem durável ou um produto supérfluo”;
  • Caso o crédito consignado seja a solução para o seu problema, quanto solicitar? “Não contrate mais do que você precisa”.

Conforme a declaração da prefeitura do Rio, quando questionada sobre o tema, o prazo foi alongado de 120 meses para 140 meses, em 2020, no intuito de auxiliar os cidadãos no pagamento de suas dívidas, frente aos impactos originados da pandemia do covid-19. Isto porque, “uma parcela menor da renda mensal estaria comprometida com o pagamento de empréstimo”, justifica o órgão

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

3 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

3 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

5 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

6 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

7 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

8 horas ago