Chamadas

Consulta  Ao 1° Lote Do Imposto De Renda Será Dia 24

De acordo com a Receita Federal a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 será liberada no dia 24 de maio. Uma semana antes, será divulgada a lista de contribuintes elegíveis. para você fazer consulta basta clicar neste link.

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda vai respeitar uma ordem para realizar o pagamento: 

Vão receber primeiro os contribuintes com prioridade legal: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Em 2023, o pagamento da restituição começará no dia 31 de maio. Para quem enviou sua declaração até o dia 10 de maio terá a chance de receber no primeiro lote, sendo que as datas de pagamento para cada lote são definidas por lei.

O contribuinte que quiser fazer uma consulta para saber quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, deverá acessar o site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Para informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Neste caso, será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. 

Datas dos lotes de restituição do IR 2023

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.

Leia Também: Bolsa Família: Veja Quem Recebe Nesta Sexta-Feira (19)

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2023?

Poderá ter direito a restituição qualquer pessoa que declarou o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) desde que haja saldo a ser recebido. 

O cálculo da restituição depende de uma série de fatores, incluindo o montante de gastos, o valor do imposto retido na fonte e o modelo de tributação. Caberá a Receita Federal analisar cada caso.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago