Designed by LightField Studios / shutterstock
Todo segurado do INSS tem direito a aposentadoria e uma série de benefícios quando não pode mais trabalhar por motivo de doença, deficiência ou quando chega a uma certa idade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável do Governo Federal por esses pagamentos.
Desde 2009 o Instituto colocou à disposição dos segurados uma plataforma digital a fim de agilizar e facilitar o acesso a todos os benefícios.
A plataforma é Meu INSS onde há a possibilidade de realizar consultas como, por exemplo, em que pé está o pedido de aposentadoria, agendamento de perícias, salário-maternidade, extrato de imposto de renda, entre outros.
Este serviço está disponível desde 2009 e, através do código que é enviado junto com a carta de concessão ao segurado é fácil realizar a consulta.
Mas, e se por um acaso não tiver este número em mãos? Não há motivo para pânico. A consulta também pode ser feita pelo número do CPF.
Só esta informação já basta para ter acesso aos dados.
E é exatamente este tema que vamos orientar neste artigo.
Ao acessar a plataforma digital, o segurado poderá ter acesso às informações referentes aos seguintes benefícios:
A utilização com o número do CPF pode ser feita de três maneiras: Fazendo o login pelo portal Meu INSS como falamos acima, acessando o site da Previdência Social ou através da central de atendimento do INSS pelo número 135.
Vamos explicar a seguir como é o procedimento.
Basta o segurado acessar o site da Previdência Social, clicar no guia INSS que se encontra na parte superior da página.
No menu que se encontra à esquerda, selecionar a opção ‘Consulta de Situação de Benefício’ e em seguida clicar em “Acompanhar Pedido”. O próprio site encaminhará para o Meu INSS.
Uma vez estando no portal Meu INSS, o segurado poderá ter acesso aos benefícios citados anteriormente e aqueles que ainda não são segurados podem acompanhar o seu pedido e fazer até mesmo agendamentos.
Vejamos o passo-a-passo. Acompanhe conosco:
É possível realizar a consulta através do atendimento na Central Telefônica do INSS, pelo telefone 135.
Informe o número do CPF e confirme os dados cadastrais.
Esta confirmação é feita para proteger os dados pessoais e financeiros.
O custo desta ligação será equivalente a uma ligação local, se for realizada pelo celular, através de telefones fixos ou públicos a ligação é gratuita.
Por: Ana Luzia Rodrigues
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…