Por que ser um consultor contábil? Na prestação de serviço de uma maneira geral, entregar valor para o cliente e conseguir cobrar adequadamente por isso é um desafio constante, podendo incluir até estratégias de marketing e inteligência de mercado.
Para a prestação de serviço contábil não é diferente. Em busca dessa entrega de valor, muitos profissionais contábeis procuram o que seria relevante para as empresas de seus clientes e como a contabilidade pode oferecer essa resposta.
Pensando nisso, vamos ver agora alguns caminhos para conseguir ou pelo menos despertar algo que fale com esse empresário.
O relatório de fluxo de caixa, método indireto, responde a muitos questionamentos de como se comportou a operação que levou ao resultado demonstrado. Mas para a maioria dos empresários, o que importa é como conseguir maximizar os lucros nos períodos seguintes. Para isso entra a parte do “Contador Consultor”, onde é possível oferecer uma projeção simulando cenários mais favoráveis de acordo com a operação do negócio dele.
Contudo, para falar do negócio de alguém é necessários de fato saber como funciona, detalhes como giro do estoque e negociações com fornecedores,lançando mão de conceitos como origens e aplicação de recursos para que a simulação apresentada seja o mais dentro da realidade possível.
Imagine você, enquanto contador chegar para seu cliente e ofertar a seguinte informação: “-Estive analisando sua operação e vi que se você conseguir mais 30% de prazo com seus fornecedores, será possível investir na expansão da nova loja, sem precisar de empréstimos”. Isso é oferta de inteligência de negócios e nos trâmites das operações. Há um bom público para isso.
Na busca destas informações relevantes é necessário exercitar o pensamento prático. Pense no objetivo e como fazer para alcançá-lo, neste primeiro momento minimize as dificuldades e foque nos esforços necessários da forma mais prática possível. Essas respostas serão as insumos para as informações que você poderá ofertar para seu cliente.
https://www.jornalcontabil.com.br/o-futuro-da-contabilidade-descubra-as-tendencias-da-area/
Uma informação relevante não pode ser entregue de qualquer maneira. E é nessas horas que bom e conhecido Philip Kotler vem nos apoiar, afinal: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”
A dica é pegar os números e sair da roupagem dos tradicionais relatórios contábeis, balanços, balancetes e demonstrações em forma de lista. Deixe tudo visual, lance mão dos gráficos e ilustrações mais claras possíveis, enxugue a parte técnica e apresente os resultados ou a projeção deles e como fazer para alcançá-los.
Quanto mais importante for a informação, mais presente você tem que estar quando ela for entregue. Vídeo conferências são práticas e modernas, mas sua presença e olho no olho dará mais peso a sua entrega.
Conteúdo original via Fortes Tecnologia
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…