Home Direito Consultoria Jurídica: Como funciona e como se tornar um consultor jurídico?

Consultoria Jurídica: Como funciona e como se tornar um consultor jurídico?

por Esther Vasconcelos
3 minutos ler
Photo by @freedomz / freepik

A consultoria é a uma atividade profissional que serve para diagnosticar e formular  soluções sobre algum tema específico e esta atividade já se tornou uma carreira para muitos profissionais, inclusive no setor jurídico.

Para falar sobre este tema, convidamos a Professora Karine Herani da Defensoria do Brasil para nos contar sobre este tipo de atuação profissional que só cresce e tem gerado muitas oportunidades para os profissionais que atuam com direito.

Confira a entrevista com a Especialista e analise as oportunidades profissionais que estão ao seu redor com um olhar mais apurado sobre a consultoria jurídica.

Como é o dia a dia de consultor jurídico?

A carreira jurídica é extremamente dinâmica, envolve conhecimento de diversas áreas do próprio campo jurídico e também com as demais áreas que as situações que o cliente traz;  exige proatividade e sem dúvida um elevado padrão de comprometimento profissional com a ética para atuar de forma eficiente no mercado, devendo ver a frente dos problemas e decisões.

Como é a rotina de um advogado que também é um consultor?

A rotina de um advogado é sempre muita agitada com muitos compromissos e há sempre que reservar tempo para o estudo dos casos, para desenvolver as estratégias de andamento dos processos, como também para as audiências e reuniões.

Qual a vantagem de ser um consultor jurídico?

A maior vantagem em ser um consultor jurídico é a autonomia profissional, também a posição permite o trabalho eficiente em equipe, além disso, a grande amplitude de áreas de especialização que a área jurídica possui possibilita uma carreira  dinâmica.

A consultoria está em alta? E como são as perspectivas de futuro?

Muito se fala de como as carreiras serão afetadas pelas novas tecnologias, e as carreiras que envolvem menos relacionamento pessoal serão mais afetadas, mas a carreira do consultor jurídico está no grupo de profissões que deverão ser menos afetadas, logo, as perspectivas para o futuro são muito positivas.

Quais dicas você daria para quem quer ser um consultor jurídico?

Se eu pudesse dar um conselho, seria: estude diferentes assuntos, não se limite a somente uma área, busque absorver o máximo de conteúdo, seja diretamente relacionado ou não com a área Jurídica, porque o conhecimento acumulado será uma  ferramenta essencial para o crescimento na carreira. 

Por Professora Karine Herani, Defensoria do Brasil 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More