Chamadas

Consumidor: plataforma facilita resolução de problemas entre clientes e empresas

Para auxiliar na relação entre consumidores e empresas, está disponível a plataforma digital consumidor.gov.br. O sistema é administrado pelo governo federal através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e pretende garantir agilidade na resolução de controvérsias em relações de consumo

A regulamentação desse serviço digital foi feita em 2020, através do Decreto 10.197. Mas se você ainda não conhece essa plataforma e quer saber como utilizá-la, continue conosco e se informe! 

Plataforma digital 

A plataforma oficial da administração pública já registrou quatro milhões de reclamações e conta com a participação de 1.043 empresas, conforme dados atualizados em junho. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de 80% das reclamações são solucionadas pelas empresas.

Entre os anos de 2019 e 2020, a plataforma pública registrou aumento de 53,38% no número de reclamações finalizadas. As empresas têm até 10 dias para analisar e responder a demanda, mas o tempo médio tem sido de sete dias. 

Como funciona?

O consumidor que precisa resolver alguma demanda, deve acessar a plataforma consumidor.gov, a partir de um computador ou celular. Assim, será estabelecido um contato direto com a empresa que deve estar cadastrada como participante. 

Ao receber a reclamação, ela analisa e responde , depois, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa. Além disso, ele também deve informar se a reclamação foi resolvida e demonstrar seu nível de satisfação com o atendimento recebido. 

Isso auxilia outros consumidores que também têm a opção de buscar informações sobre o comportamento das empresas antes de optar pela compra. 

Empresa participante

A empresa interessada deve acessar a plataforma e clicar em “Como Aderir – Empresas”. Depois, preencha todas as informações solicitadas para o cadastro, que serão verificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). 

Vale ressaltar que a empresa que se registra como participante também assina um termo se comprometendo a conhecer, analisar e investir todos os esforços para resolver os problemas que forem  apresentados. 

Órgãos de defesa do consumidor

A plataforma é bastante útil e facilita o contato com as empresas, mas é importante lembrar que ela não substitui o serviço que é prestado pelos órgãos de defesa do consumidor. Então, caso a sua questão não seja resolvida através  desse sistema, a orientação é de que o cidadão acione os serviços dos Procons (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor). 

Se, mesmo assim, a demanda continuar sem uma resposta é necessário buscar ajuda nas Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Por Samara Arruda 

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago