Empresas do grupo:

Início » Conta de luz pode subir 16,68% em 2022

Conta de luz pode subir 16,68% em 2022

por David Teles
2 minutos ler
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A elevação no preço da tarifa de energia elétrica voltou ao debate no País. Após reunião entre deputados, especialistas e representantes do Governo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que esse aumento pode chegar a 16,68% em 2022.

Segundo a Agência, com a falta de chuvas e a baixa nos reservatórios, em especial o de Itaipu, a energia de hidroelétricas já não é suficiente para suprir a necessidade nacional, o que obriga o Governo a comprar energia das termoelétricas, que é mais cara.

O último reajuste começou a valer em julho deste ano e fixou o valor de R$ 9,49 por 100 kWh, 52% maior do que a tarifa praticada em junho (R$ 6,24). Quem paga essa conta é o consumidor, que já percebe o acionamento da chamada ‘bandeira vermelha’ – ou seja, paga mais pelo kWh (quilowatts por hora). No entanto, esse aumento poderia ser ainda maior, mas a Aneel espera reduzir este impacto em 2022 com a venda da Eletrobras.

Especialistas contestaram a estratégia do Governo, afirmando que houve demora na compra de energia das termoelétricas, que só começou em setembro de 2020, o que causou o agravamento da crise hídrica.

Risco de racionamento

A falta de chuvas deixou os reservatórios no pior nível em 91 anos, afirma a Aneel, que também negocia com o Ministério da Economia mais recursos para cobrir suas próprias despesas de custeio. O ME tem até o final de agosto para recalcular o orçamento para 2022 e enviar ao Congresso a lista de despesas federais para o ano que vem.

Cabe à Agência a fiscalização dos serviços de energia elétrica – missão importante em um mercado que envolve empresas privadas na distribuição.

O fornecimento de energia é fundamental para consumidores, mas também para a recuperação econômica esperada para o 2022 – em que se projeta a abertura de novas empresas. Desde 2001 o Brasil não se deparava com o risco de racionamento de energia, que implica na redução obrigatória do consumo.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More