Contabilidade e curva ABC das empresas: entenda a relação

A curva ABC é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas dos mais variados setores. Conheça aqui um pouco mais sobre esse assunto e entenda como a contabilidade atua na definição dessa curva dentro das empresas dos seus clientes.

O que é a curva ABC?

A curva ABC, também conhecida como 80-20, foi criada baseada nas teorias econômicas de um renascentista italiano, em 1897, chamado Vilfredo Paretto.

Na época, ele criou um estudo sobre como era feita a distribuição de renda e percebeu, então, que a distribuição das riquezas era feita de uma forma muito desconforme: Paretto constatou que 80% das riquezas se concentravam nas mãos de uma pequena porção da população, 20%. Daí o nome curva 80-20.

Desde então, esse princípio de avaliação passou a ser aplicado em várias outras áreas e atividades, como nos setores industrial e comercial. Hoje em dia, a curva ABC vem sendo muito utilizada no controle de estoques, na definição de politicas de vendas, no planejamento de distribuição, na programação da produção e em vários outros assuntos comuns no dia a dia de toda empresa.

Com o avanço tecnológico e o uso de computadores que se tornam cada vez mais potentes e mais acessíveis, surgiram muitos softwares que ajudam com um processamento muito mais prático do grande volume de dados com que uma empresa tem que lidar frequentemente.

Mas afinal, o que representam as letras A, B e C?

No caso do estoque, as letras A, B e C separam os itens de acordo com sua importância e impacto. Dessa forma, a classificação fica assim:

  • Classe A: se trata dos principais itens no estoque. São itens de altíssima prioridade, que nunca devem faltar. 20% desses itens já correspondem a 80% do valor do estoque.
  • Classe B: são itens ainda considerados preciosos economicamente, mas menos importantes que da classe A. 30% desses itens correspondem a apenas 15% do valor do estoque.
  • Classe C: esses são os 50% restantes dos itens em estoque. São os menos valiosos e correspondem a apenas 5% do valor do estoque.

No caso dos clientes, é só aplicar a mesma regra. Clientes da classe A são aqueles com os contratos mais caros e responsáveis pelas maiores vendas da empresa, e assim sucessivamente, seguindo a classificação.

Qual a relação da curva ABC com a contabilidade?

Como a curva ABC permite que seja feita uma análise envolvendo todas as vendas, compras, estoque e, consequentemente, o dinheiro movimentado, a curva ABC possui grande valor para a contabilidade da empresa.

Se tudo o que entra e sai da empresa for rigorosamente controlado, a chance de ter um nível de fluxo de caixa adequado é muito maior. Além disso, a curva ABC evita alguns acidentes potencialmente perigosos como, por exemplo, deixar clientes desabastecidos, finanças comprometidas ou compras inadequadas e desnecessárias.

É um conceito relativamente fácil de ser aplicado, mas exige que o gestor da empresa e o profissional contábil tenham grande atenção para com o estoque — que costuma ser um grande problema para as empresas, pois demanda muito espaço e custos para mantê-lo.

Matéria: Blog Sage

jornalcontabil

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