A Contabilidade Ganha Importância Dentro das Corporações Brasileiras

A contabilidade vem cada vez mais ganhando a importância que deve dentro das empresas brasileiras, pois influencia de forma positiva ou negativa em suas atividades financeiras e operacionais.

Recentemente vimos que uma das maiores empresas brasileiras quase teve sérios problemas financeiros devido ao não cumprimento dos covenants, que neste caso tratava-se da publicação de suas demonstrações financeiras auditadas.

Covenants são itens dos contratos de empréstimos e financiamentos, que estabelecem condições que não podem ser descumpridas pelo devedor, gerando ônus se descumpridas, como por exemplo a antecipação do vencimento do total da dívida.

Os covenants foram criados para proteger o interesse do credor, reduzindo o risco de não pagamento da dívida, dessa forma possibilitando uma taxa de juros menor ao devedor.

“Normalmente os convenants estão diretamente relacionados a índices financeiros e a divulgações de informações das demonstrações financeiras, obtidos diretamente da contabilidade” explica Rodolfo Resende, sócio da RSM Brasil, mostrando a evidente importância da contabilidade e o papel do contador na execução de suas atividades, onde cada vez mais a responsabilidade do contador fica expostas a todos os usuários das demonstrações financeiras e não apenas ao atendimento de obrigações acessórias.

Assim sendo, no exercício de sua profissão, o contador deve atentar-se a eventuais covenants existentes em contratos de empréstimos e financiamentos pactuados por seus clientes, para que de forma responsável e ética, todas as transações e divulgações sejam reconhecidas na contabilidade de acordo com as práticas contábeis brasileiras.

Segundo Luiz Bento, sócio da RSM Brasil “É importante levar em consideração as necessidades e expectativas dos usuários das demonstrações financeiras, para que o contador não seja levado equivocadamente ao reconhecimento e divulgação inadequada das demonstrações financeiras”.

Se uma empresa não tem sua contabilidade de forma correta e tempestiva, ela pode deixar de atender um covenant e impactar financeiramente de forma significativa a empresa, ocasionando o vencimento antecipado de todo o seu passivo financeiro, levando a empresa a uma possível insolvência.

jornalcontabil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

43 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago