Photo by @jcomp / freepik
Não é incomum os diferentes setores de uma empresa trocarem entre aprendizados e estratégias para o seu crescimento. E como o RH é um centro de custo no negócio, deve organizar e manter as suas contas em dia. Logo, as estratégias de contabilidade no RH são uma realidade.
Com as novas tecnologias setores como RH e Contabilidade estão integrando mais adequadamente as suas informações em prol de benefícios e vantagens para o próprio negócio.
Todas as atividades de gestão de pessoas impactam a contabilidade da empresa, e este setor pode oferecer mais condições do RH ter mais transparência e o melhor aproveitamento na sua rotina, além de garantir mais sustentabilidade para as suas contas.
Apesar se serem setores distintos, o RH e a Contabilidade sempre tiveram relações muito próximas e atividades intrínsecas. Trabalham de forma independente, mas também colaboram entre si. Esta nova postura que integra dados e aproveita ações estratégicas conjuntas cada vez mais é adotada pelas empresas brasileiras para serem mais diferenciadas e produtivas, com o menor custo.
O meio de campo é feito pelas tecnologias digitais, como softwares de integração, informações na nuvem, dispositivos integrados e outros recursos que tornam a relação da Contabilidade no RH possível. Esta integração dos setores leva a uma otimização dos aspectos operacionais e permite o desenvolvimento de ações mais estratégicas.
Separamos algumas situações para exemplificar a importância da contabilidade no RH. Acompanhe o post e entenda em detalhes!
O RH e a Contabilidade produzem e utilizam informações complementares em suas rotinas. A contabilidade no RH, neste sentido, vai além do uso de informações em atividades burocráticas e ajuda a desenvolver o processo de gestão de pessoas de forma preventiva e estratégica, tornando o processo mais ágil e mais enxuto.
Com as novas tecnologias, surgiram os softwares de gestão empresarial, cujo objetivo é fazer fluir e integrar informações sobre os processos e rotinas de toda a empresa. As informações do RH e da Contabilidade, setores que sempre trabalharam em conjunto, mesmo antes da revolução tecnológica ocorrida nas últimas décadas, agora podem ser acessadas em tempo real, para a melhor tomada de decisão dos gestores.
Um exemplo é o sistema de controle de ponto: através de REP ou de dispositivos móveis e sistemas inteligentes, como é o caso da Plataforma Oitchau, as informações sobre entrada, saídas e horários realizados pelos trabalhadores estão disponíveis em tempo real tanto para conferência do RH quanto da Contabilidade, permitindo o desenvolvimento mais assertivos das suas atividades.
Em muitos sentidos, a Contabilidade no RH é algo estratégico e veremos a seguir algumas destas situações.
A Contabilidade no RH, seja através de escritórios externos ou de um setor interno, pode beneficiar o processo de gestão de pessoas apontando mudanças físicas e legais em relação às práticas junto aos trabalhadores, evitando perdas como multas, processos e advertências pela falta de adaptação e cumprimento destas normas.
As atualizações podem ser repassadas nos aspectos legais e externos e também em mudanças internas, adotadas partindo da própria empresa, como mudança estratégica de layout, mudança em cargos e salários, alterações no organograma do negócio, na documentação contábil, etc.
Um exemplo é o eSocial, uma plataforma do governo que permite integrar informações legais, tributárias, trabalhistas e fiscais em um só lugar, e que envolve informações tanto advindas do RH quanto da contabilidade – e estas informações prestadas pelas empresas e seus setores devem ser coerentes entre si.
Os documentos e informações preparados pelo RH para diversos órgãos públicos devem ser validados e documentados pela contabilidade, garantindo legitimidade das informações e a qualidade da digitalização. Há no mercado muitas ferramentas inteligentes que ajudam a contabilidade no RH e integram as informações para serem utilizadas pela própria organização, seus consultores e governo.
O pagamento de colaboradores é uma demanda que envolve a contabilidade no RH. Outros tipos e pagamentos e gratificações também devem ser realizadas conforme a legislação e os procedimentos contábeis, como é o caso do pagamento pelo reconhecimento.
Neste caso, o RH valida o desempenho dos funcionários e traçar estratégias para potencializar a produtividade da organização. A fim de reconhecer o colaborador produtivo e motivar os demais, oferece um pagamento por reconhecimento. A contabilidade no RH permite criar, desta forma, um plano de recompensas para efetivar a melhora coletiva ou premiar os melhores funcionários.
Até mesmo a estrutura de cargos e salários deve considerar o orçamento disponível da empresa e as suas implicações legais, oferecendo ao colaborador mais transparência e condições de mobilidade dentro da empresa por mérito.
Além dos exemplos citados – de bonificações e mobilidade em cargos e salários – o colaborador pode ser valorizado de outras formas através das estratégias de contabilidade no RH.
É o caso de treinamentos, investimentos em longo prazo, formação de liderança, etc. A chamada contabilidade consultiva, por exemplo, pode ajudar a mapear e desenvolver programas de valorização profissional e planejar o retorno dos investimentos por período.
Outros processos que envolvem a contabilidade no RH são o admissional e o demissional. O RH cuida das documentações necessárias para a admissão do colaborador, bem como todo o processo de atração, seleção e contratação, e a contabilidade faz uso de alguns desses dados para elaborar a folha de pagamento e calcular os descontos e impostos.
Novamente, o uso da tecnologia poderá otimizar toda esta movimentação, de forma ágil, enxuta e com o menor risco de erros, documentando e disponibilizando as informações em seus bancos de dado. Deve-se ressaltar que o cálculo correto dos valores de rescisão é essencial para não comprometer reputação da empresa.
O risco de erros manuais é praticamente nulo, já que todos os documentos anexos à ferramenta possuem garantia de legitimidade. Além de que o processo ganha velocidade, considerando que toda documentação já está disponível para a contabilidade na própria plataforma, assim como deve permitir alterações e atualizações cadastrais.
Assim como aconteceu no RH, a Contabilidade também passou por grandes mudanças tecnológicas e paradigmáticas nas últimas décadas. Agora, atua de forma colaborativa e consultiva, criando estratégias e indicando oportunidades para as empresas, inclusive em setores com o RH.
Isso ocorreu através da expansão tecnológica, que incorporou, através de sistemas autônomos, as necessidades burocráticas e operacionais, dando chances dos dois setores atuarem de forma mais estratégica e integrada.
Através da consultoria contábil, assessoria e do trabalho colaborativo, a contabilidade no RH é mais assertiva, e promove um grande número de melhorias e possibilidades de crescimento do negócio.
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original OITCHAU
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…