Chamadas

Contabilidade para Influencer Digital: adaptação e importância

Os influenciadores digitais também possuem obrigações tributárias e fiscais. Essas questões são comuns a todos que trabalham no Brasil. Quando a pessoa é CLT (trabalha com carteira assinada), a empresa se responsabiliza pelas obrigações. Quem atua por conta, como os influenciadores, precisa cuidar disso sozinho. 

Atuar como influenciador exige tempo, planejamento e criatividade. O influenciador precisa se dedicar muito para alcançar resultados. O marketing de influência tem os influenciadores como principal ferramenta. Esse segmento vem crescendo muito atualmente. Isso significa diversas oportunidades para os influenciadores.

A renda de um influenciador digital pode variar significativamente devido à natureza volátil das plataformas de mídia social e dos contratos de patrocínio. Portanto, é importante categorizar corretamente as fontes de renda — seja por publicações patrocinadas, colaborações, vendas de produtos ou outras atividades. A compreensão detalhada dessas fontes garante a precisão no cálculo dos impostos e na gestão financeira.

Os contadores cuidarão de suas obrigações fiscais. Mas sua função vai muito além. Eles podem direcionar seus investimentos para o crescimento de seu negócio. Confira os benefícios da contabilidade para Influencer Digital nesse texto.

A contabilidade para Influencer Digital

Para crescer de forma sustentável, é preciso se organizar. O influenciador precisa saber o que deve fazer para ganhar dinheiro na internet. Também precisa buscar meios de pagar o menor imposto de forma legal.

Aprender a diferenciar despesas pessoais e empresariais é essencial. Assim como guardar e investir o dinheiro da forma certa. É aí que entra o papel do contador que vai auxiliar o influencer Digital em todas essas questões. Os profissionais da área cuidam dessas obrigações com cuidado. Assim, o cliente não corre o risco de deixar nenhuma questão passar.

Os serviços contábeis incluem planejamento tributário. Especialistas analisam as receitas e indicam como pagar menos impostos. Além disso, auxiliam no planejamento de negócio.

Indicam todas as melhorias necessárias. Além disso, oferecerá suporte em toda a gestão do dinheiro, além de ajudar na gestão da equipe.

Os influenciadores digitais precisam ter cuidados relacionados à contabilidade. A partir do momento em que começa a ganhar dinheiro, precisa pensar em questões fiscais. Por isso, é essencial contar com serviços especializados.

Atuar como pessoa física ou abrir empresa?

A contabilidade para Influencer Digital ajuda a resolver também essa questão. Inicialmente, o influenciador não precisa abrir empresa. Mas isso não significa que ele seja isento de impostos.

A pessoa física que recebe mais de R$1998 por mês precisa preencher o carnê-leão. Este é um programa da Receita Federal. Por meio dele, os impostos são recolhidos mensalmente.

O imposto para Pessoa Física pode chegar a 27,5% da renda total. Também é necessário pagar até 20% de INSS. Dependendo da receita do influenciador, essa é a opção mais cara.

A outra opção é fazer a abertura de empresa para atuar no mercado digital. Dessa forma, a tributação é mais amena. Ela varia de acordo com a atividade, natureza e regime tributário. 

As opções para o influenciador digital são: MEI, Empresário Individual, Sociedade Limitada Unipessoal e Sociedades.

Os regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada uma possui vantagens e desvantagens. Para escolher a melhor opção para a empresa, é preciso a orientação de um contador.

A principal vantagem de ter um CNPJ é a facilidade na negociação de contratos. O Digital Influencer com CNPJ pode emitir notas fiscais. Essa é uma vantagem competitiva para o negócio.

Planejamento tributário estratégico

Contar com uma contabilidade especializada para influencers ajuda na organização de fluxos de caixa, distribuição de lucros e pró-labore, além de garantir a conformidade com todas as exigências fiscais.

Um bom planejamento evita surpresas na hora do pagamento de impostos e garante que a empresa esteja aproveitando todas as oportunidades legais de redução​.

 Com o suporte certo, influenciadores podem não apenas pagar menos impostos, mas também manter seu negócio em plena conformidade com a legislação, evitando multas e penalidades.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

2 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

2 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

4 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

5 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

6 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

7 horas ago