Não é raro ver pequenos empreendedores iniciarem seus negócios sem um planejamento tributário. Por essa razão, muitos negócios não acabam se desenvolvendo e fechando as portas.
Segundo pesquisas realizadas pelo Boa Vista, em 2019, 95% das empresas que entraram em processo de falência eram, justamente, pequenas empresas brasileiras.
No entanto, sabia que a escolha da sua tributação pode ser o fator chave para seu negócio crescer de forma sustentável no mercado?
Com ela, sua empresa terá inúmeros benefícios. Quer saber quais são eles? Acompanhe!
O que são os regime de tributação
Os regimes de tributação definem a forma, as características e a quantidade de impostos para recolhimento. Eles são definidos no momento de abertura da empresa.
Atualmente, os três regimes de tributação mais conhecidos são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Vamos saber mais sobre eles?
Simples Nacional
O Simples Nacional foi feito para atender propriamente as micros e pequenas empresas do país. Ele é um regime simplificado que unifica todos os impostos federais, estaduais e municipais.
No entanto, nem todas as atividades podem aderir ao programa. Por exemplo:
Se sua empresa atua com a fabricação de luminária a prova de explosão, ou até mesmo presta serviços relacionados a manutenção de chiller, é necessário verificar com um contador qualificado e verificar a disponibilidade dessas atividades.
Lucro Presumido
Antes do Simples Nacional entrar em vigor, o Lucro Presumido era o regime mais utilizado pelos pequenos empreendedores.
Ao contrário do primeiro regime, no Lucro Presumido, os tributos são calculados e declarados individualmente.
Sua tributação é calculada por meio da presunção do lucro de determinada atividade. Ou seja, são tributos fixos e apenas diferem do setor de atividade!
Nesse caso, uma empresa que vende assoalho de madeira, por exemplo, tributos diferentes de outras atividades.
Apesar do Lucro Presumido ter mais complexidade em sua estrutura e base de cálculo, o regime também proporciona mais liberdade para que o empreendedor faça estratégias para diminuir sua carga tributária.
Lucro Real
Por fim, o Lucro Real pode ser considerado o regime de tributação mais complexo para os empreendedores. Por isso, é o mais utilizado por empresas de médio a grande porte.
Sua tributação depende do lucro líquido que a empresa teve em determinado período. Ou seja, se a mesma não tiver lucro, ela estará automaticamente isenta. Caso contrário, será tributada conforme o regime.
Qual regime de tributação escolher
Nesse post, vimos que a escolha do regime tributário pode interferir severamente nas escolhas e planejamentos futuros de uma empresa.
O regime do Simples Nacional, por sua vez, atende milhares de empreendedores. Seus maiores benefícios estão na praticidade e comodidade do cálculo e declaração dos tributos. Além disso, proporciona, muita das vezes, uma baixa carga tributária.
No entanto, o Lucro Presumido e o Lucro Real também se mostram interessante dependendo do setor de atividade que sua empresa atua, do local, e até mesmo do seu planejamento financeiro!
Então, qual o melhor regime tributário para sua empresa?
Essa resposta apenas deve vir de um contador ou de um escritório de contabilidade. Eles se atentaram a situação do seu negócio de forma única. Isso irá garantir mais segurança no momento de iniciar a abertura do seu negócio!
Gostou dessas dicas?
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.