A folha de pagamento é um documento obrigatório para qualquer empresa, independente de seu porte, segmento ou tempo no mercado. Ela deve ser preparada mensalmente para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária, e precisa conter toda remuneração paga, devida ou creditada a todos os funcionários durante aquele mês.
Assim como nos demais processos fiscais da sua empresa, é importante manter as informações da folha de pagamento sempre em ordem e atualizadas. Não existe um modelo oficial deste documento, e, por isso, cada empresa pode adotar os critérios que julgar mais pertinentes. As principais divisões da folha de pagamento, entretanto, são as mesmas para qualquer organização brasileira. Saiba quais são elas:
O termo “proventos” se refere aos lucros da empresa que são compartilhados com toda a equipe de funcionários. Nesta primeira divisão da folha de pagamentos, deve-se incluir dados como salários, benefícios e valores referentes a horas extras.
Nesta parte da folha, deve-se inserir descontos legais como INSS e IRRF, e também aqueles ocasionados pelos próprios colaboradores, como descontos provenientes de faltas e atrasos.
Esta divisão se refere aos valores sobre os quais serão aplicadas as alíquotas, a fim de calcular o tributo que deverá ser pago. É importante manter estes dados sempre em ordem, já que nem todos serão contabilizados.
Fazer a folha de pagamento corretamente é um passo muito importante para manter sua empresa organizada e em direção ao sucesso. Fique atento às informações que são obrigatórias neste documento:
O primeiro passo na folha de pagamento é inserir todos os proventos além dos salários. Assim, os valores citados correspondem ao seguinte:
Tendo registrado os itens acima, é hora de incluir adiantamentos de salário e de encargos e impostos. Depois disso, entra o que pode-se conter na demonstração do INSS, como décimo terceiro salário e valores sobre a remuneração.
Colocar os assuntos da sua empresa em ordem pode parecer difícil no começo, mas vai se tornando mais fácil quando você adquire o hábito de manter seus documentos sempre em dia. Você pode começar se organizando manualmente e depois procurar uma assessoria de contabilidade com profissionais voltados especialmente para isso.
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