Empresas do grupo:

Início » Contador: como lidar com o estresse e estimular a saúde mental?

Contador: como lidar com o estresse e estimular a saúde mental?

por Ricardo
4 minutos ler

A rotina dos trabalhadores em empresas de contabilidade, que precisam lidar com diversas frustrações e pressões, acabam gerando desde lesões físicas até o esgotamento da saúde mental.

Por exemplo, estamos na época da entrega das declarações do Imposto de Renda. Ou seja, um erro pode não ser apenas a dor de cabeça em cair na malha fina, mas também custar a reputação e o emprego do contador.

Dessa forma, muitos profissionais acabam sendo acometidos por depressão, ansiedade, estresse e a Síndrome de Burnout (Síndrome do Esgotamento Mental). 

A doença é caracterizada como um distúrbio emocional com sintomas de estresse, esgotamento físico e extrema exaustão. Reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome já atinge 40% dos trabalhadores brasileiros.

Esgotamento, ansiedade e estresse

As exigências da Receita Federal, que hoje são o principal motivo de atenção da maioria dos profissionais contábeis, e as evoluções tecnológicas ocorrem em uma velocidade que a categoria não consegue acompanhar. O resultado é um profissional esgotado física e psicologicamente.

Ao mesmo tempo, as dúvidas colocam os setores tributários e fiscais em lugar de destaque no organograma empresarial, no centro da tomada de decisões e do tratamento de informações. 

Esta dinâmica pode servir de exemplo do protagonismo que vem sendo assumido pelo profissional contábil na dinâmica empresarial e, paralelamente, do peso que recai sobre as suas costas.

Ambiente de trabalho e sua influência

Entenda que um ambiente de trabalho pesado, muitas vezes, pode contribuir para aumentar o nível de tensão dos colaboradores. Nesse sentido, criar uma atmosfera descontraída, com distribuição equilibrada das tarefas, pode ser o segredo para manter a saúde mental dos funcionários. 

Assim, o empregador, ao constatar a presença mais expressiva de transtornos psicológicos no ambiente profissional, precisa acender um sinal de alerta. 

Afinal, é importante saber identificar os primeiros sinais de que algo está em desequilíbrio. Assim, tratar o emocional da equipe o quanto antes pode ser determinante para uma melhoria no desempenho corporativo, nos negócios e na qualidade de vida.

Combater o assédio moral

O assédio no ambiente de trabalho também compromete a saúde mental e física. Trabalhando com prazos, os profissionais contábeis estão mais propensos a serem vítimas do assédio moral.

Combater esse tipo de comportamento é uma obrigação das empresas, que devem agir para prevenir e solucionar casos de assédio moral, físico ou psicológico.

Para evitar este tipo de pressão, o empregador precisa proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento, equipamentos adequados e condições de trabalho favoráveis. Essas pequenas atitudes são essenciais para promover a saúde mental e aumentar a produtividade.

Ajuda profissional

É importante que os trabalhadores saibam identificar os primeiros sinais de que algo está em desequilíbrio. Assim como acontece com as doenças físicas, tratar o emocional o quanto antes pode ser determinante para uma melhoria no desempenho corporativo e na qualidade de vida.

A falta de motivação para exercer as atividades cotidianas, normalmente, é um dos primeiros sintomas. É normal, para toda e qualquer pessoa, sentir vontade de não sair da cama para trabalhar de vez em quando. Todavia é preciso se atentar para quando essa sensação começa a fazer parte da rotina, o que pode sinalizar a ocorrência da depressão. 

Outros sinais podem ser irritação excessiva, insônia e crises de ansiedade frequentes. Todos estes podem ser um alerta do organismo sinalizando a depressão. Portanto, buscar ajuda profissional o quanto antes é o recomendável.

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More