Em toda graduação existem aquelas pessoas que já sabem qual área seguir, como também outras que ainda não tem certeza o nicho que desejam atuar. Na contabilidade, não seria diferente.
A melhor forma de tirar essa dúvida é conhecendo melhor as possibilidades que a profissão oferece. E, para isso, a dica principal é sempre optar por aquela que você mais se identifica, ou seja, tem afinidade, em detrimento de uma área que esteja mais em alta.
Neste contexto, a leitura a seguir traz alguns rumos que o profissional pode seguir. Acompanhe!
O contador contábil é responsável por coordenar, controlar, gerenciar, cuidar dos lucros, contas e despesas de empresas ou pessoas físicas por meio de registros. É ele quem colhe informações, analisa os gastos e custos da empresa e interpreta o que eles querem dizer.
Dessa forma, este profissional é peça fundamental na tomada de qualquer decisão que envolva a posição patrimonial da empresa, como a diminuição de custos, necessidades da empresa com relação a aumento de capital, capacidade de mão de obra, aumento de receita etc.
O mercado de trabalho da área contábil é bastante promissor. Além do fato de todas as empresas serem obrigadas, por lei, a ter um contador, há uma maior consciência com relação à importância da contabilidade para a saúde financeira da empresa.
Nessa linha, algumas das áreas da contabilidade que estão em alta e devem permanecer assim nos próximos anos são: Auditoria contábil, Análise financeira, Assessoria, Consultoria, Contabilidade fiscal e societária, Contabilidade pública e Professor de Ciências Contábeis.
Portanto, novas tendências aparecem com muita velocidade, fazendo com que a flexibilidade seja fundamental para apresentar um bom desempenho. Uma prova disso é a contabilidade 4.0. O contador não deve somente lidar com legislação e cálculos complexos. Ele precisa entender bastante de tecnologia e ter uma ampla visão do negócio do cliente.
Há vários segmentos para os contadores trabalharem. Para você avaliar se tem afinidade com essa profissão, listamos áreas que estão em evidência.
Destaca-se por unir técnicas e procedimentos contábeis que disponibilizam dados fundamentais para a tomada de decisão em uma companhia. A contabilidade gerencial é muito usada para estabelecer o modelo de tributação adotado por um empreendimento.
Se uma empresa pretende contar com uma gestão moderna e ágil, deve contratar profissionais qualificados para analisar o patrimônio e a situação financeira.
Com a contabilidade 4.0, é possível usar sistemas que facilitem fiscalizar as contas de uma organização. O trabalho de um auditor abrange a avaliação de documentos, livros contábeis e registros. Essa iniciativa possibilita verificar como está a saúde financeira e indicar os caminhos para resolver eventuais irregularidades.
Esse segmento engloba coordenar as atividades fiscais e financeiras de órgãos públicos e de empresas privadas. A perícia contábil deve ser executada por um profissional bastante qualificado e experiente.
Um dos motivos é que essa iniciativa tem como um dos principais objetivos verificar fraudes e o uso inadequado dos recursos de uma organização.
Na contabilidade 4.0 é possível utilizar sistemas que permitam o controle dos gastos em tempo real, dificultando ações voltadas para o desvio de dinheiro.
Uma alternativa interessante para os contadores é disponibilizar o conhecimento obtido para os interessados em seguir na carreira. Há muitas oportunidades de emprego para cursos técnicos e instituições de nível superior.
Para ter mais chances de atuar como professor, a recomendação é estudar bastante e fazer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Quanto mais qualificações acadêmicas um profissional adquirir, maiores são as chances de atuar como docente.
Um contador também pode ministrar treinamentos para os colegas de profissão. Essa atividade é normalmente realizada pelos que têm uma grande experiência no mercado de trabalho e estão capacitados para repassar informações com clareza e objetividade.
Com a intenção de acompanhar as principais tendências da contabilidade, diversas instituições optam por contratar consultores. Eles analisam como está sendo feita a gestão dos recursos financeiros e do patrimônio.
Além disso, podem indicar alternativas que vão ajudar os clientes a cumprir as obrigações fiscais (pagamento de impostos e de taxas, por exemplo) de maneira adequada, o que permite uma melhor gestão orçamentária.
Os serviços de consultoria costumam proporcionar uma excelente remuneração aos profissionais. Porém, não é tão simples assim se tornar um contador especializado nessa atividade. É necessário ter um amplo conhecimento da legislação e uma visão abrangente das ações executadas pelos clientes.
O contador também pode empreender, ou seja, ter a sua própria empresa contábil.
Nesse contexto, ele pode oferecer tanto serviços contábeis mais operacionais para outras empresas, como a folha de pagamento, até consultorias.
Vale lembrar, para quem pensa em ter a própria empresa, independentemente do nicho de atuação, um bom sistema de gestão é fundamental.
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…