Chamadas

Contadores Advogados desviam R$ 337 milhões em notas frias

O juiz da 7º Vara Criminal de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, designou para o período de 19 a 23 de outubro as audiências de instrução e julgamento relativa às ações penais dos réus denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) em um desdobramento da Operação Fake Papper.

Nesta fase processual, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, além da oportunidade de cada um dos acusados produzir provas para se defenderem.

Somente após a fase de instrução, o processo será remetido as alegações finais das partes envolvidas para que seja dada a sentença pelo magistrado.

Em outubro de 2019, investigações da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), descobriram um esquema criminoso de emissão de notas frias no valor de R$ 337 milhões, o que gerou prejuízos à arrecadação tributária, afetando, por exemplo, o Fundo de Participação dos Municípios e o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Reprodução Internet

No total, são 9 réus acusados de organização criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e crimes contra a ordem tributária.

O grupo criminoso tinha a participação de advogados e contadores, que utilizavam o domínio técnico para emissão das notas fiscais frias e, assim, concretizavam as fraudes.

O esquema possibilitou a prática de crimes não tributários, como a fraude à licitação, ou mesmo “esquentar” mercadorias furtadas ou roubadas.

A investigação que resultou na Operação Fake Paper começou a partir da constatação pela Unidade de Inteligência Fiscal e Monitoramento Tributário da Sefaz, de operações atípicas, em que havia saída de notas, mas sem lastro da entrada de produtos.

Além do movimento detectado pela unidade, um produtor rural procurou a Delegacia Fazendária informando que havia feito uma aquisição fictícia.

Matéria: https://olivre.com.br/

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

39 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago