Imagem freepik
Um novo estudo da Serasa Experian revelou um cenário preocupante para a economia brasileira: até outubro de 2024, 7 milhões de empresas estavam inadimplentes, o que representa 32,3% do total de empresas no país. Este número é o mais alto já registrado na série histórica da pesquisa, indicando um aprofundamento da crise financeira que assola o setor empresarial.
Com o alarmante número de empresas brasileiras inadimplentes, um efeito cascata pode atingir em cheio as empresas contábeis. Afinal, se um terço das empresas no país está com dificuldades para honrar seus compromissos, é natural que muitas delas também atrasem ou deixem de pagar pelos serviços contábeis.
Micro e pequenas empresas (MPEs) são as mais afetadas pela inadimplência. De acordo com o levantamento, 6,5 milhões de MPEs estavam negativadas em 2024, acumulando uma dívida total de R$ 112,9 bilhões. Isso significa que um em cada quatro pequenos negócios no Brasil está enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos financeiros.
O setor de serviços lidera o ranking de inadimplência, com 54,9% das empresas negativadas. Em seguida, aparecem o comércio (36,4%), a indústria (7,5%), o setor primário (0,8%) e outros (0,4%). A alta taxa de inadimplência no setor de serviços é particularmente preocupante, visto que este setor é um dos principais motores da economia brasileira.
A inadimplência empresarial tem um impacto significativo na economia como um todo. As empresas negativadas enfrentam dificuldades para obter crédito, contratar funcionários e investir em seu crescimento. Isso pode levar à redução da produção, ao fechamento de empresas e à perda de empregos.
Além disso, a inadimplência também afeta a confiança dos consumidores e investidores. Quando as empresas não conseguem pagar suas dívidas, isso gera incerteza sobre a saúde da economia e pode levar a uma retração do consumo e do investimento.
Diversos fatores contribuem para o aumento da inadimplência entre as empresas brasileiras. Entre eles, podemos destacar:
Para combater a inadimplência empresarial, é fundamental que o governo e o setor privado adotem medidas para:
A inadimplência empresarial é um problema complexo que exige soluções conjuntas do governo, do setor privado e da sociedade como um todo. É preciso agir com urgência para reverter esse quadro e garantir a sustentabilidade das empresas brasileiras.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…