Falar sobre o que são contas a pagar pode parecer muito óbvio para diversos empresários e gestores em geral, entretanto, trata-se de um tema que, na maioria das vezes, não é tratado de maneira realmente eficiente. Muito disso se dá, justamente, pela maneira como o tema é tratado.
Conhecer quais são as contas que devem ser pagas, assim como possíveis consequências para o não pagamento deve ser de conhecimento obrigatório para pessoas que administrem qualquer tipo de negócio. Independentemente do porte ou segmento da empresa, temos uma certeza, existem contas a pagar!
Agora, mesmo que os gestores entendam claramente sobre o que são contas a pagar, muitos deles simplesmente não sabem como mantê-las em dia, e esse é um perigo eminente para os negócios em geral, principalmente considerando que a perda do controle das dívidas pode acarretar, inclusive, na falência da organização.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema, segundo o Serasa Experian, mais da metade das empresas brasileiras possuem ao menos uma conta em atraso. Desses inadimplentes, mais de 90% são de empresas de pequeno e médio porte. Por isso, embora pareça um tema batido, falaremos sobre como controlar as contas para não ficar no vermelho. Vamos lá?!
Começaremos pelo princípio básico: o que são contas a pagar?
Bem, as contas a pagar são os compromissos que a empresa assume para que seja possível manter a empresa em pleno funcionamento.
Em outras palavras, são os custos gerados na contratação e manutenção de funcionários e equipamentos, impostos e contribuições, aluguel, contas de consumo como água e luz, além de insumos para produção, pagamento de empréstimos e assim por diante. Basicamente, são os compromissos gerados com os seus fornecedores em geral.
Uma vez entendido o que são contas a pagar, partimos para o tão importante, controle de contas!
Em geral, as empresas possuem muitas contas a pagar e acreditam que não conseguem cumprir com suas obrigações financeiras. Bem, a julgar pelos números apresentados anteriormente, realmente, as empresas não estão conseguindo arcar com suas contas. Agora, o que a maioria desses negócios endividados não sabem é que eles conseguem sim pagar cada uma de suas contas, basta que exista controle!
Entendida a importância do controle das contas a pagar, separamos 6 dicas que vão ajudar a sua empresa nessa difícil tarefa de manter a saúde financeira do seu negócio.
Procure manter todas as contas registradas em um único lugar, desta maneira, além de controlar datas de vencimento, é possível verificar possíveis aumentos que sejam passiveis de alguma economia.
Evite a cobrança de juros e multas realizando o pagamento de todas as contas até as suas datas de vencimento. Ser um bom pagador, dependendo do tipo de fornecedor, pode garantir possibilidade de negociações de melhores preços.
Conforme falamos acima, bons pagadores podem receber alguns benefícios por parte dos fornecedores, por isso, quando houver descontos, por exemplo, opte pelo pagamento antecipado.
Trata-se de um dos maiores erros dos empresários. Usar a conta pessoal para cobrir possíveis contas da empresa não é um bom negócio! Essa prática impede que o gestor possua o controle do seu caixa, assim, a empresa pode estar gerando mais prejuízos do que lucros.
O mesmo se aplica para o caso de usar o dinheiro da empresa nas contas pessoais. Essa prática impede, por exemplo, que a empresa consiga realizar investimentos que visam a melhoria da sua produção e, por consequência, o aumento nos lucros.
Caso sua empresa não consiga arcar com alguma conta até sua data de vencimento, procure o fornecedor e tente renegociar o prazo do pagamento. Não espere a contar vencer e os juros começarem a ser computados para realizar esta negociação.
A maioria dos problemas financeiros de uma empresa podem ser superados apenas com uma gestão eficiente, para isso, existem ferramentas que podem auxiliar.
Atualmente há no mercado ferramentas especialmente desenvolvidas para auxiliar o gestor em toda essa demanda. Nelas, o gestor pode controlar todo seu estoque, suas vendas, a ação de seus colaboradores, manter todo seu fluxo de caixa atualizado, realizar inventários, emitir notas fiscais, dentre outras funções operacionais e financeiras.
Muitas pessoas ainda preferem utilizar cadernos e planilhas de Excel mas é preciso ter muito cuidado, já que um único dado “esquecido” ou errado pode comprometer todo um planejamento. Já os softwares de gestão, dificultam o erro humano e garantem maior eficiência e controle.
Quando falamos em contas a pagar um simples erro pode prejudicar toda uma vida da empresa, por isso, embora este possa parecer um tema que todo mundo já sabe, dê o devido tempo e atenção à sua gestão de contas a pagar.
Em resumo, manter as contas em dia pode não ser um bicho de 7 cabeças, basta que a empresa conte com organização, planejamento e controle.
Via ERP Flex
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…