Hoje iremos falar sobre os serviços de telecomunicações e as contestações mais comuns nesse setor.
Você também ficará sabendo o que fazer na Justiça quando as empresas não agem de acordo com o que está estabelecido em lei.
Escolhemos iniciar nossa série de artigos sobre direito do consumidor com esse tema, justamente por ser a área com mais insatisfação por parte de clientes, segundo dados registrados no consumidor.gov, de Julho de 2019.
São destinadas à telecomunicações 37,7% do total de queixas (esse número não inclui dados do Procon e da Anatel).
Em segundo lugar, vêm as instituições bancárias com 23,6% e o setor de transporte aéreo, com 7,6% do total de insatisfações.
Nessa categoria, a prestação de serviços varia entre disponibilização de internet, telefonia e TV por assinatura.
Abaixo, relacionamos as principais reclamações registradas:
Além disso, o consumidor sofre com a demora no retorno, quando decide abrir um chamado no setor interno de SAC ou ouvidoria da companhia.
A Vivo lidera em números de má avaliação, com 9,4% do total.
Em seguida, temos a Tim com 7,6% e a OI Fixo e Net, ambas com 5,4%.
De início, ao perceber uma ação indevida por parte de alguma dessas ou demais instituições, o cliente primeiramente deve tentar uma resolutiva no setor responsável por tratar reclamações.
Importante: Ao fazer contato, lembre-se de anotar os protocolos de atendimento.
No entanto, como já mencionado, questões como demora no retorno ou respostas insatisfatórias são comuns, e nesse caso, recomendamos acionar a Anatel.
Por meio de regulamentos e fiscalização, o órgão regulador pode auxiliar na solução do caso.
Todos sabemos como é desgastante ter que lidar com alguma das situações que listamos.
Ter empresas de telecomunicações encabeçando o ranking de contestações não é algo animador para o cliente que está passando por algo parecido.
Nesse cenário, é bem provável que a companhia já tenha infringido vários direitos do consumidor e para garantir que a lei se cumpra, entrar com uma ação judicial, será a melhor escolha.
Para isso, você deve contar com um advogado especialista em direito do consumidor, e nós dispomos de profissionais capacitados!
Nossos atendimentos são presenciais e também por meio de nosso escritório de advocacia digital.
Se preferir, faça contato agora e entenda mais sobre direito do consumidor em serviços de telecomunicações.
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