Levantamento realizado entre setembro e outubro de 2023 aponta que 54% dos entrevistados
costumam fazer saques no dia a dia – este número é 12 pontos percentuais a mais do que em 2022
O levantamento foi realizado pela A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital, e o instituto de pesquisa Datafolha, apontando a relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros, que investigou os hábitos e demandas da população em relação aos bancos, caixas eletrônicos e meios de pagamentos.
Conforme o estudo, o saque em dinheiro é uma das funções bancárias mais utilizadas no Brasil.
Ao todo, 54% dos brasileiros conectados à internet declaram que essa é uma das principais operações realizadas cotidianamente, isso representa um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada em agosto do ano passado.
Dentre as outras funções bancárias utilizadas com mais frequência estão: pagar contas (69%), receber dinheiro (67%), consultar saldo e extrato (60%), fazer compras no cartão de crédito (50%), fazer recarga de celular (41%) e fazer depósitos (42%).
Leia também: 13º Salário: Veja Dicas Para Usar Bem O Dinheiro
“O crescimento no saque de dinheiro convive com o aumento do uso de bancos digitais, porque o caixa eletrônico é um ponto de integração físico e digital para a população”, complementa Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.
A pesquisa aponta ainda que 2 em cada 10 brasileiros conectados à internet que possuem alguma fonte de renda costumam receber sua remuneração em dinheiro.
Esta forma de recebimento aparece na terceira posição entre as opções listadas e é mais presente nas classes econômicas mais baixas (C/DE).
“Há um contingente grande de pessoas que recebem seus rendimentos em espécie e o caixa eletrônico tem um papel importante de inclusão financeira para essas pessoas”, pondera Mazzi.
Em torno de 29% dos entrevistados declaram utilizar o dinheiro físico como uma de suas principais formas de pagamento no dia a dia.
O dinheiro aparece empatado com cartão de crédito tanto no quesito principal forma de pagamento, quanto na forma preferida.
Leia também: Já Pensou E Ganhar Dinheiro Extra Com Um Negócio Digital?
Nas classes C, D e E esse número sobe para 32% e quando falamos do Nordeste, o índice chega aos 40%.
“O dinheiro em espécie devolve ao cidadão um poder de compra e uma autonomia para poder usar seus recursos conforme sua conveniência e não apenas condicionado ao seu endividamento, por exemplo”, avalia.,
Segundo o estudo, os principais motivos de preferência para uso do dinheiro são (pergunta de resposta única):
Vale destacar ainda que, mais da metade dos brasileiros (53%) costuma guardar dinheiro em casa, sendo que 2 em cada 3 guardam até R$ 200 reais em casa.
Mais da metade dos usuários de caixa eletrônico (56%) realizam outras funções além do saque, com destaque para a classe C (61%) e para os clientes de bancos com agências físicas (59%).
A pesquisa aponta ainda que 98% dos usuários dos caixas eletrônicos do Banco24Horas conhecem pelo menos uma das funções oferecidas pelo equipamento, sendo o saque é a mais conhecida (85%).
Além do saque, as pessoas conhecem: transferências (49%), pagamento de boletos (42%), depósitos (41%), recarrega de celular (20%), prova de vida do INSS (6%), compras de gift cards (5%) e recargas de TV (5%).
Segundo o levantamento, 95% dos brasileiros conectados à internet têm contas em bancos.
Sendo que, destes, cerca de 67% têm contas tanto em instituições com agências físicas quanto bancos digitais e aproximadamente 14% têm apenas contas em bancos digitais, número que cresceu significativamente de 2022 para cá.
Leia também: 10 Maneiras Diferentes De Ganhar Dinheiro Com A Contabilidade
Até o ano passado, o índice de pessoas com contas apenas em bancos digitais era de 9%.
Segundo o levantamento, apenas 18% dos brasileiros conectados à internet sabem o que é o Drex, moeda digital do Brasil.
Para Luiz Fernando Ribeiro Lopes, gerente de plataformas digitais da TecBan, isso mostra a importância de promover a educação financeira da população e disseminar o impacto do real digital na vida do brasileiro.
O estudo aponta quais são os principais medos que os brasileiros têm quando o assunto são golpes financeiros. O brasileiro tem mais medo de ter o celular roubado do que a carteira.
Abaixo, listamos principais preocupações e a porcentagem de entrevistados que disseram ter muito medo de enfrentar um determinado tipo de problema, como:
A importância dos celulares na vida financeira do brasileiro fica evidente quando a grande maioria (85%) indica possuir mais medo de ter seus aparelhos celulares roubados do que suas carteiras.
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…