Contrato de empréstimo consignado vai parar na Justiça

O empréstimo consignado, que seduz trabalhadores, pensionistas e aposentados ao oferecer juros menores que o do crédito pessoal, cheque especial e cartão de crédito, têm levado muita gente a solicitar a revisão de contrato.

De acordo com o advogado Fabricio Sicchierolli Posocco, as parcelas da dívida descontadas diretamente na folha de pagamento devem ser no máximo 30% da renda líquida do solicitante.

“Ao exceder este limite, o banco passa a ser responsável por ofertar um crédito exagerado e de maneira irresponsável”, explica o especialista em Direito Bancário e Financeiro do escritório Posocco & Associados – Advogados e Consultores.

Segundo ele, em maio deste ano, uma mulher ganhou o direito de ver seus valores corrigidos no Banco do Brasil.

Ao ser dispensada de um dos trabalhos profissionais a que se dedicava, a autora viu que o desconto referente ao empréstimo consignado realizado pela instituição financeira alcançava a integralidade de seus novos vencimentos.

Deste modo o juiz Otávio Augusto Teixeira Santos, da 5ª Vara Cível da Comarca de São Vicente, declarou “é possível fixar como limite dos descontos o montante correspondente a 30% dos vencimentos depositados na conta da autora, pois, se de um lado a providência preserva a sobrevivência da demandante e a sua dignidade, por outro garante, embora num prazo maior, que a instituição financeira recupere a integralidade do capital financiado”.

Com a decisão da Justiça ela conseguiu atualizar o débito e suspender a inscrição de seu nome junto aos órgãos de restrição de crédito.

Além deste caso, Posocco conseguiu no mês passado (julho) outras duas liminares contra o mesmo banco. Em ambos os processos, julgados pela 10ª e 12ª Vara Cível do Foro de Santos, os juízes determinaram a revisão dos contratos bancários.

Foi considerado que a somatória do valor descontado em folha e outros débitos de empréstimos lançados em conta não ultrapassem os 30% dos ganhos mensais dos autores.

Sobre o Posocco & Associados – Advogados e Consultores

O Posocco & Associados – Advogados e Consultores é um escritório de advocacia full service altamente qualificado, dinâmico e especializado. Fundado em 1999, para dar voz à sociedade e garantir seus direitos, atende o Brasil todo, através de unidades na Baixada Santista, São Paulo e Brasília, e de correspondentes fixados em diversas capitais do país. Para mais informações ligue para (13) 3467-1149, (11) 3373-7174, (61) 3226-8215 ou escreva para contato@posocco.com.br. Outras informações em www.posocco.com.br.

jornalcontabil

Recent Posts

5 riscos que uma empresa corre se não quitar suas dívidas

Será que realmente vale a pena deixar de pagar os impostos? Muitos empreendedores e até…

2 horas ago

INSS adianta R$ 150 do benefício de aposentados e pensionistas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a liberação do cartão Meu INSS Vale+,…

3 horas ago

Aborto espontâneo dá direito ao salário-maternidade?

O salário-maternidade também é devido à segurada da Previdência Social que sofre aborto não criminoso,…

3 horas ago

Mudanças eSocial 2025: você está preparado? Veja as alterações

O eSocial está sempre em atualização e neste ano de 2025 não será diferente. Há…

5 horas ago

O que acontece se uma empresa não emitir nota fiscal?

Você já deve ter ouvido falar que é sua obrigação, enquanto empreendedor, recolher seus impostos…

8 horas ago

Como cancelar uma Nota Fiscal MEI?

Você já emitiu uma nota para um cliente, mas percebeu algum tempo depois que alguma…

8 horas ago