Os microempreendedores individuais (MEI) terão mais uma opção para efetuar o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Isso porque o PIX será disponibilizado para pagamento das guias mensais.
De acordo com a Receita Federal, serão feitas as atualizações necessárias e a previsão, é de que essa nova ferramenta esteja disponível a partir de janeiro de 2021.
Se você se interessou em saber como irá funcionar os pagamentos do DAS e para que serve o PIX, continue acompanhando nosso artigo, pois, separamos as principais informações sobre essa ferramenta de pagamentos.
Atualmente, esse é o principal assunto na hora de efetuar o pagamento ou transferência de dinheiro.
Mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem o que é o PIX e como usá-lo.
Então, saiba que se trata de uma nova ferramenta de pagamentos instantâneo que foi lançado em novembro pelo Banco Central.
Através do PIX, é possível fazer transações financeiras de forma rápida, utilizando apenas os aplicativos que são disponibilizados por seu banco.
Então, toda a movimentação garante uma experiência virtual ao usuário, pois, é feita pelo celular de forma simples e rápida.
Para isso, é possível utilizar as chaves PIX cadastradas nos aplicativos e que liberam a movimentação de valores, pagamentos de boletos e contas.
Podem ser cadastradas as seguintes informações como chaves:
A compensação da transação é imediata, o que garante ainda segurança aos usuários.
Alguns bancos já têm aderido ao sistema para receber pagamentos referentes à arrecadação como o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e a Receita informou ainda que neste mês de dezembro irá incorporar o QR Code ao Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), para pagamento através do Pix.
Os pagamentos do DAS serão feitos por meio do QR Code do Pix e estará disponível para a utilização por microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), além dos microempreendedores individuais (MEI).
Falamos acima sobre o pagamento através do QR Code, mas você deve estar se perguntando como isso funciona na prática.
Então, saiba que além das chaves que funcionam como a identificação dos usuários, também é possível fazer o pagamento através do QR Code, podendo ser gerado dois tipos:
Esse recurso será utilizado para o pagamento da taxa mensal que atualmente, é realizado por meio da emissão da guia no Portal do Empreendedor.
Este ano, o pagamento da DAS MEI possui os seguintes valores:
Uma das principais vantagens de utilizar o Pix para pagamentos, é que as operações ocorrem em tempo real.
Dessa forma, o pagador e o recebedor são notificados do pagamento e podem fazer o controle das suas movimentações.
A facilidade das transações também têm conquistado vários usuários que não querem perder tempo na hora de fazer um pagamento ou receber uma quantia em dinheiro.
Além do pagamento da DAS, o microempreendedor individual também pode utilizar o PIX para receber produtos e serviços.
Através do Pix, os pagamentos são feitos diretos entre pagador e recebedor e não tem intermediações.
Além de não se preocupar em ter dinheiro no bolso para dar um troco ao cliente, o sistema facilita na hora de fazer cobranças e te ajuda a ter controle do que é recebido.
Pode ainda ser utilizado para o pagamento de fornecedores, salários de funcionários e tributos.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Samara Arruda
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…