Se sua empresa quer aumentar o número de vendas, ser mais vista pelos seus clientes, ter mais respostas em suas pesquisas ou interagir mais com seu público, saber o que é uma taxa de conversão e como analisá-la é o primeiro passo.
A taxa de conversão é uma estratégia poderosa. É ela que permite que a empresa faça métricas padronizadas e crie estratégias para o futuro.
Além disso, existem algumas ferramentas que, se utilizadas da forma correta, podem agregar valor e aumentar o número das suas conversões.
Quer saber mais sobre como funciona uma taxa de conversão e como aumentá-la? Então não perca este conteúdo!
O que é uma taxa de conversão
Basicamente, a taxa de conversão se trata de uma porcentagem de pessoas que cumpriram um resultado de determinada campanha que sua empresa elaborou.
O termo “conversão” pode ser entendido como o número de pessoas que foram convertidas ao realizar algum tipo de tarefa.
É comum muitas pessoas acharem que a taxa de conversão se baseia apenas no número de pessoas que obtiveram algum produto ou serviço, ou seja, que passaram pelo funil de vendas e fecharam uma compra.
No entanto, essa taxa serve para diversas finalidades. Entre elas, estão responder as pesquisas de satisfação, melhorar os estímulos de compra, clicar em um link, em um e-mail ou anúncio, entre outros.
Outra benefício é que, por meio da taxa de conversão, a empresa pode registrar o desempenho e eficácia de uma campanha e descobrir se suas ações apresentaram alguma falha.
Como aumentar o número de conversões
Existem diversas estratégias para aumentar o número ou as porcentagens de uma conversão. Abaixo, vamos mostrar alguma delas e também apresentar algumas ferramentas eficazes:
Teste A/B
O teste A/B se trata de um teste realizado por empresas que estão na dúvida entre duas ou mais campanhas: normalmente, essas campanhas possuem a mesma finalidade, porém, são diferentes em seus nomes ou em suas características.
Um negócio que trabalha com aluguel de empilhadeira, por exemplo, pode enviar dois e-mails com promoções diferentes para seus clientes e ver qual e-mail será o mais visualizado e terá mais aderência.
Assim, o e-mail escolhido pode ser enviado aos restantes dos clientes com mais segurança e qualidade!
Inbound Marketing
O Inbound Marketing utiliza as informações, conteúdos e todo tipo de comunicação digital para fazer com que os leads (potenciais clientes) se sintam atraídos pelos produtos e serviços ou pela própria empresa.
Por falar em inbound marketing, uma das ferramentas mais utilizadas nesse conceito é o marketing de conteúdo. Vamos entender melhor abaixo:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma diretriz do inbound marketing, que visa atrair clientes por meio da criação de um conteúdo rico e relevante.
No entanto, é importante que o conteúdo seja produzido justamente para atrair o público-alvo da empresa. Uma empresa que fabrica colher de dentina ou resina epóxi, por exemplo, deverá investir em assuntos relacionados a empresa ou aos seus produtos.
Dessa forma, o público pode se interessar com mais facilidade pelos assuntos, satisfazer suas necessidades e sua empresa pode ser ainda mais reconhecida!
Elabore e analise sua taxa de conversão
Ao longo deste post, podemos ver que a taxa de conversão possui muitos benefícios às empresas que a utilizam. Sem dúvidas, ela é importante para gerar receita e aumentar as vendas, além de promover estratégias qualificadas e diminuir os riscos existentes.
Isso porque a taxa não se trata de nada menos do que o número de pessoas que foram convertidas a fazer alguma coisa elaborada pela empresa, seja realizar uma compra, responder uma pergunta, clicar em um link, entre outros.
Além disso, o teste A/B, em conjunto com o inbound marketing e o marketing de conteúdo, podem otimizar todas as suas estratégias, atrair e se relacionar com novos clientes, e até fazer com que sua empresa seja mais reconhecida!
O que achou dessas dicas?
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL :MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.