Com o início da Copa do Mundo e a proximidade das celebrações de fim de ano, o cenário atual de aumento de casos da Covid-19 volta a trazer questionamentos sobre a necessidade de retomar cuidados que muitas pessoas excluíram da rotina, como o uso de máscara. Além disso, é preciso lembrar da importância de ter o cronograma vacinal completo. Para esclarecer as dúvidas de como aproveitar esses eventos de forma responsável com a saúde, a infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Juliana Oliveira, traz as informações necessárias.
É sempre válido avaliar os riscos estando em aglomerações e o uso das máscaras, nessas situações, reduz, sim, a chance de adquirir a infecção. Por isso, a utilização é recomendada como medida de prevenção. A indicação geral é que as máscaras sejam usadas por pessoas com qualquer comorbidade e com imunidade debilitada. Para aqueles com sintomas respiratórios, é imprescindível o uso em locais com outras pessoas.
Felizmente, as variantes que circulam atualmente são derivadas da Ômicron. Isso quer dizer que pessoas com as três ou quatro doses das vacinas disponíveis no Brasil conseguem ativar, de forma geral, o sistema imunológico e reduzir a gravidade da doença. Por isso, é essencial que todos estejam com o calendário vacinal completo, ou seja, com as três doses preconizadas e já com a dose de reforço em dia, se a terceira dose já ocorreu há mais de 150 dias. Para pacientes com alteração de imunidade, a quinta dose já é recomendada, principalmente pelo tempo transcorrido da quarta dose recebida.
Existe a discussão de que a Covid-19 se torne uma doença endêmica. Isso quer dizer que o vírus seguirá circulando em determinadas épocas do ano e, portanto, promovendo aumento ou redução de casos. Essa é uma nova realidade e temos que aprender com ela, por isso, é sempre importante monitorar as variantes do vírus.
Para este grupo, principalmente para as crianças que tiveram as vacinações iniciadas há pouco tempo – e de faixa etária entre 6 meses e dois anos, que ainda não há disponibilidade de imunizantes pelo Ministério da Saúde –, há uma preocupação pelos riscos para casos graves. Por isso, indicamos manter os cuidados e ficar atento ao surgimento de sintomas.
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atende em mais de 50 especialidades.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…