Chamadas

Coronavoucher: Como saber se você está no CadÚnico

O governo anunciou que vai pagar o auxílio de R$ 600 por mês para pessoas de baixa renda, desempregados, trabalhadores informais e autônomos para quem estava inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) até o dia 20 de março.

O pagamento visa ajudar, por três meses, na sobrevivência de quem ficou sem renda com a economia parada pela pandemia do coronavírus. O socorro emergencial sobe para R$ 1,2 mil mensais para mulheres que chefiam famílias. 

A medida foi aprovada pelo Senado na segunda-feira (30) e foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na quarta-feira (1).

O cadastro vai ajudar a identificar quem tem direito a receber o benefício. Quem não estiver inscrito também deve receber o pagamento, mas terá que preencher uma autodeclaração por meios digitais. O governo ainda não especificou como isso será feito.

Na manhã desta sexta-feira (3), a página do cadastro estava fora do ar, conforme relatos de usuários. Procurado, o Ministério da Cidadania informou que está trabalhando para aumentar a disponibilidade de acessos múltiplos ao site “Consulta Cidadão”. “A previsão é de que ao longo do dia o site esteja em pleno funcionamento”, disse o órgão.

Como saber se você está no CadÚnico

É possível fazer a consulta CadÚnico pelo site do Ministério da Cidadania, por meio deste endereço eletrônico: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Siga estes passos:

  • Acesse a área Consulta Cidadão
  • Preencha os dados do formulário (nome, data de nascimento, nome da mãe, estado e município)
  • Clique em “Emitir”: o sistema dirá se seu nome consta na base de dados.

Página do Ministério da Cidadania com o cadastro de inscritos em programas sociais do governo.

Também é possível baixar o aplicativo do sistema no celular. Procure por “Meu CadÚnico” na loja do Google Play (Android) ou na App Store (IOS). O procedimento é o mesmo do site: preencha os dados do formulário e siga em frente. O sistema vai dizer se seu nome está lá.

Outra forma de saber se você está inscrito no Cadastro Único é pelo telefone 0800 707 2003, selecionando a opção 5. É possível fazer as ligações por telefone fixo e celular, de segunda a sexta-feira entre 7h e 19h, e aos finais de semana e feriados entre 10h e 16h.

<!– start feedwind code –> <!– end feedwind code –>
Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

34 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago