Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O governo e o Poder Judiciário abrem discussão quanto a mudança da Taxa Referencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que tem gerado números menores que a inflação por outra correção monetária, mais justa aos trabalhadores, que tem sofrido prejuízos ao longo dos anos. Logo, caso a alteração ocorra, a mudança pode significar ganhos para qualquer brasileiro que tenha trabalhado de carteira assinada de 1999 até hoje.
Através dessa possível decisão o Supremo Tribunal Federal (STF) é quem julgará a ação e poderá decidir em acordo com os trabalhadores, no entanto, o julgamento da ação que estava prevista para correr hoje, acabou sendo tirada da pauta pelo próprio STF em decorrência da pandemia.
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, retirou da pauta do Supremo a ADIn 5.090 sobre a correção monetária do FGTS. A ação estava pautada para a próxima quinta-feira, 13. O caso, até o momento, está sem data para julgamento. Para Fux o momento não é adequado para julgar a ação que pode comprometer o Orçamento do governo em um período de pandemia.
Apesar de a decisão ter irritado os trabalhadores que já estavam em ação, dará mais tempo para os trabalhadores que conheceram agora a possibilidade da revisão de correção do FGTS adentrarem ao processo.
A expectativa é de que a Taxa Referencial (TR) que rende menos que a inflação seja alterada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), nesse cenário, os valores de correção podem variar de 48% a 88% do saldo ao longo de todo período.
Veja algumas estimativas de valores possíveis:
Outros exemplos:
Como faço para saber quanto tenho para receber?
Em vias de regra para calcular o valor a receber é necessário instituir:
O extrato do FGTS pode ser obtido através do site da Caixa, acessando o link https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/#.
A revisão do FGTS recolhido a partir de 1991 pode ser solicitada tanto por quem resgatou parcial ou integralmente os valores, bem como para aqueles que ainda estão com o saldo na conta vinculada ao FGTS.
De maneira geral estes trabalhadores podem pedir a revisão:
Documentos necessários para entrar com uma ação:
De posse desses documentos, procure por um advogado de sua confiança, que providenciará o ingresso da ação.
Os trabalhadores podem recorrer a um advogado para pedir a correção do FGTS por meio de ação individual, mas também é possível entrar em ação coletiva que dispensa a necessidade de um advogado por meio do Juizado Especial Federal.
No entanto, é preciso esclarecer também que o trabalhador pode entrar com ação após decisão do STF, todavia, ao fazê-lo depois de 2019 poderá reclamar só a correção dos cinco anos anteriores.
A decisão do STF envolve os seguintes temas:
Conteúdo original por Jornal Contábil, com informações Jornal Contábil e G1
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…