Chamadas

Corte de energia por falta de pagamento volta a ser autorizado

O corte de energia volta a ser permitido a partir desta sexta-feira (1°) para os consumidores de baixa renda. A interrupção de energia estava suspensa desde abril pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo assim, não estava acontecendo o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A medida que deveria valer até 30 de junho foi prorrogada até 30 de setembro pela Agência. Não existe até o momento, uma nova previsão de adiamento. Ao cortar a luz, a Aneel beneficiou cerca de 12 milhões de famílias que estão enquadradas na tarifa social de energia elétrica.

A tarifa social é uma forma de conceder descontos na conta de luz para as famílias de baixa renda. Desta forma, o consumidor recebe um abatimento todo mês na conta de luz que pode variar de acordo com a tabela de consumo.
Não houve mudanças na regra para o corte de energia por falta de pagamento, o que aconteceu foi apenas uma suspensão temporária para os consumidores de baixa renda.

As regras para o corte de energia por falta de pagamento não mudaram, apenas foram suspensas para os consumidores de baixa renda.

A distribuidora de energia não poderá interromper o corte de energia antes de enviar uma notificação ao consumidor. A informação deve estar em destaque na fatura que o consumidor recebe, sendo enviada com no mínimo 15 dias de antecedência. Após o consumidor receber a notificação, o corte de luz poderá ser feito.

A distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas, no caso de famílias de baixa renda. Enquanto esteve suspenso o corte, as empresas continuaram a cobrar as faturas.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago