Chamadas

Covid-19: Abertura de empresas cai no Brasil durante segundo trimestre

O Brasil ainda esperava os primeiros resultados oficiais da Receita Federal dos efeitos da pandemia nos MPMEs e prestadores de serviços, e agora ele finalmente chegou. Freando a forte aceleração que vinha tendo, a taxa de abertura de empresas no país caiu 23% no segundo trimestre em comparação com o primeiro trimestre do ano. Foram 667 mil empresas abertas, 203 mil a menos do que o período anterior, e 15% a menos que o mesmo período do ano passado, de acordo com a Receita Federal.

“Vivemos um momento de incertezas devido à pandemia e o setor de serviços foi um dos que mais sentiu com uma queda de 32%. É normal que as pessoas se sintam inseguras diante deste cenário”, afirma afirma Guilherme Soares, VP de Growth da Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do país e pioneira a digitalizar os processos contábeis. 

A participação dos MEIs na abertura de empresas continua em constante aumento, atingindo 81% de participação sobre a abertura, mas também sofreu com os impactos da pandemia, caindo 22%, no segundo trimestre.

O levantamento ainda mostra que entre os estados brasileiros, Piauí e Pernambuco registram os piores números no trimestre, com -43% e -42%, enquanto Mato Grosso e Santa Catarina foram os mais “positivos”, com -13% e -21%.

Os municípios também sentiram e Curitiba e Recife tiveram 6,7 mil e 2,7 mil empresas abertas, cada uma, quedas de -51% e -39%.

“Apesar de ser um momento delicado, essa é a hora de repensar as economias e alterar caminhos e estratégias para conseguir sobreviver ou seguir com o sonho do próprio negócio“, conta Soares.

De acordo com os dados da Contabilizei, entre os segmentos de PMEs, as menores baixas foram em serviços médicos (-16%), mídia e publicidade (-20%) e consultoria (-20%), enquanto os que mais sentiram foram eventos (-65%) e alojamento (-59%). Indústria e comércio também demonstraram retração com -16% e -9%, respectivamente.

Há também um movimento de mudança de contador por empresas que já estão em funcionamento e que optaram pela mudança para a contabilidade online. “Muitos empreendedores que já têm suas empresas abertas estão aproveitando o momento e migrando para a contabilidade online. Assim reduzem seus custos garantindo um serviço seguro e de qualidade. Para atender a esse aumento de demanda, organizamos as equipes internamente provendo atendimento ainda mais personalizado”, afirma Soares.

Apesar de tudo, a Receita Federal também informou que junho teve o maior patamar em emissão de notas fiscais do ano, com R﹩ 23,9 bilhões em vendas ao dia, 10% a mais quando comparado a junho do ano passado. Isso já um indício da retomada econômica. “Os efeitos da pandemia ocorreram mais nas duas últimas semanas de abril e início de maio. Agora o país precisa se recuperar para a retomada”, analisa ele.

Os próprios dados da startup mostram que no último semestre, o número de notas emitidas diminuiu apenas 1,1%. Algumas praças tiveram uma redução mais significativa, como Rio de Janeiro (-5,2%) e Minas Gerais (-4,6%), enquanto os estados de São Paulo (+0,4%) e Paraná (-0,9%) aparentam não sentir tanto o impacto.

Ainda segundo os dados da Contabilizei, alguns setores tiveram, inclusive, incremento no volume de faturamento e notas emitidas. Esse é o caso do mercado de educação (+11,3%), tecnologia (+2,2%) e publicidade (+3,2%). Por outro lado, setores como estética (-57,9%), veículos (-38,2%), lazer (-24,9%) e hotéis (-28,3%) sentiram o impacto do isolamento social e tiveram significativas retrações.

Fundada em 2013, a Contabilizei é hoje o maior escritório de contabilidade do país e pioneira a digitalizar os processos contábeis.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

42 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago