Apesar da proibição de atendimento ao público para conter a transmissão da Covid-19, contadores, técnicos em contabilidade e escritórios contábeis são obrigados a continuar suas rotinas, para atender aos prazos exigidos para o cumprimento das obrigações fiscais de seus clientes. Diante da demora da Receita Federal do Brasil (RFB) e dos órgãos governamentais em dar uma resposta sobre a prorrogação ou não dos prazos das obrigações principais e acessórias, as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo e a Seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP) enviaram um manifesto conjunto ao governador de São Paulo, João Dória, pela prorrogação dos prazos de obrigações principais e acessórias e pela anistia de multas e penalidades.
Os profissionais da contabilidade, salienta o manifesto, continuam mantendo seus compromissos com os seus clientes e, principalmente, com a administração pública, processando e cumprindo prazos para entrega de obrigações como a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, EFD, PGDAS – Simples Nacional, eSocial, EFD-Reinf, DCTF, DCTF-Web.
As entidades também lembram que, “além dessas obrigações, a contabilidade é responsável pela apuração e recolhimento dos tributos, elaboração da folha de pagamento das empresas, independente do seu porte, e orientações de cunho trabalhista, área muito requisitada após a publicação da MP 927/2020”.
“Temos plena consciência da necessidade da manutenção das atividades contábeis e da advocacia, visando à retomada do crescimento pós-crise. Trata-se de um dever cívico trabalharmos para o cumprimento e entrega de todas as obrigações principais e acessórias, mas dentro de um contexto socioeconômico estável”, declaram os presidentes no documento.
“As medidas adotadas no Estado de São Paulo para frear a disseminação do Coronavírus são necessárias para a proteção da saúde dos cidadãos, mas os impactos da Covid-19 na Economia e nas informações contábeis e fiscais das empresas são inegáveis. Obrigados a cumprir prazos apertados para a entrega das declarações, os profissionais da contabilidade continuam a cumprir suas rotinas de trabalho nos escritórios, o que contraria o propósito das medidas de isolamento para conter a doença”, destacou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, que assina o manifesto em conjunto com os presidentes da OAB-SP e das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo.
Assinam o manifesto os presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), OAB-SP, Sescon-SP, Sindcont-SP, Aescon-SP, Apejesp, Ibracon – 5ª Seção Regional, APC, Sescon Campinas, Sescon Baixada Santista, Sescon Tupã, Aescon Campinas, Anefac e Fecontesp.
CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…