Chamadas

Covid-19: idosos residentes em São Paulo podem ter a 4ª dose da vacina

A guerra contra o avanço da Covid-19 ainda não terminou. Um longo caminho ainda precisa ser percorrido por se tratar de uma doença muito nova para o meio científico. Na busca da prevenção contra a enfermidade, o governo do Estado de São Paulo deve começar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos ainda nesta semana. A proposta discutida pelo comitê de saúde, será tema de outra reunião e, em seguida, deve ser anunciada em coletiva de imprensa.

Atualmente, a chamada quarta dose da vacina só é aplicada em pessoas imunossuprimidas – aquelas que têm algum problema no sistema imunológico. O estado atingiu a meta de imunizar 90% da população elegível.

Há a possibilidade que o anúncio do novo grupo elegível apto a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 seja feito ainda no dia hoje, dia 16. De acordo com a proposta em estudo, a ideia é imunizar os idosos do novo grupo elegível com qualquer um dos imunizantes disponíveis nos postos de vacinação. Ou seja, um dos quatro com aplicação aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária: CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Vacinas em crianças com menos de 5 anos

Atualmente, crianças de 5 a 11 anos são elegíveis somente para duas doses pediátricas da vacina Covid-19 da Pfizer, mas ainda não para a dose de reforço. A Pfizer está testando uma terceira dose nessa faixa etária.

Os dados iniciais dos testes em crianças de 2 a 5 anos mostraram que duas doses de uma vacina menor, de tamanho infantil, não deram a imunidade esperada nas crianças de 2 a 5 anos – embora tenham dado para bebês de 6 meses a 2 anos.

A Pfizer decidiu, então, adicionar uma terceira dose para crianças menores de 5 anos em seu teste que está em andamento. A empresa deverá obter os dados sobre seus testes de vacina de três doses para crianças de 6 meses a 5 anos até abril.

Caso sejam autorizadas pelo FDA e recomendadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, as vacinas contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 5 anos podem começar em maio.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago