Chamadas

Covid-19: porque os casos da doença estão voltando a aumentar?

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil começa a enfrentar uma quarta onda da Covid-19, tendo em vista que em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% nos casos da doença.

Conforme dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país conta atualmente com uma média móvel de 31 mil novos casos da doença diariamente.

Vale lembrar que no final do mês de abril, a média diária de novos casos de Covid-19, caminhava em torno dos 12 mil.

Mas afinal de contas, o que explica essa alta nos casos de covid em tão pouco tempo? Vamos entender o que o país está enfrentando para essa repentina alta e consequente nova onda.

O que explica a alta nos casos?

A tese mais aceita por virologistas e infectologistas é de que dentre os diversos fatores envolvidos, os principais pontos estão relacionados a falta de iniciativa do governo e da população.

Isso porque após a liberação do uso de máscaras, por exemplo, muitas pessoas que ainda mantinham o hábito de usar o item de proteção, começaram gradualmente a deixar de utilizar.

Outro ponto que acaba contribuindo para o aumento nos casos da doença é relacionado a taxa de proteção das vacinas que acaba sofrendo uma queda com o passar dos meses.

Todavia é importante lembrar que mesmo tendo uma queda na taxa de proteção, os imunizantes contra a Covid, continuam funcionando para aquilo que eles foram propostos, como a prevenção de casos mais graves da doença.

Um terceiro ponto que também contribui para a alta nos casos está relacionado a presença de variantes que possuem uma alta transmissibilidade, como, por exemplo, a ômicron.

Como se proteger nesta nova onda?

As pessoas que querem se proteger nesta quarta onda da Covid-19 devem seguir os mesmos protocolos anteriores.

Nesse sentido, os cidadãos precisam se atentar às vacinas, se estão com todas as doses em dia.

Voltar a utilizar máscaras em locais fechados assim como se atentar a higiene da máscara. Em caso de máscaras descartáveis, o período de vida útil de proteção gira em torno de quatro horas.

No mais, os brasileiros precisam se atentar aos sintomas, lembre-se que muitas vezes os sintomas podem ser parecidos com os da gripe, nesse caso, ao sentirem os sintomas não deixem de realizar o exame, onde, em caso positivo é necessário fazer o isolamento por pelo menos cinco dias a uma semana.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago