Fonte: Google
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento criado para identificar os cidadãos brasileiros. Ele possibilita que as pessoas abram contas bancárias, solicitem empréstimos, participem de concursos públicos, entre outros. Portanto é de suma importância ficar atento sobre o status do seu documento para não ter surpresas negativas. Quando esse cuidado não ocorre, vários transtornos podem acontecer, um deles é o fechamento da conta bancária.
Preparamos um artigo para esclarecer o que pode ser feito para que essas dores de cabeça sejam evitadas.
Nesse caso, a pessoa tem problemas com a Receita Federal, perde o acesso às linhas de crédito, fica impossibilitada de tirar o passaporte, fica impedida de receber prêmio da loteria e corre o risco de ter a conta bancária suspensa (sem a chance de qualquer tipo de movimentação).
Vamos explicar melhor para ficar mais fácil de entender, o cidadão perde o direito de pagar contas, retirar ou transferir dinheiro e investir os recursos retidos.
Essas diretrizes concordam com a regulamentação do Banco Central (BC) de 2019. De acordo com isso, as instituições financeiras de todo o Brasil estão encerrando as contas correntes e poupanças de clientes cujo CPF está irregular. Nos últimos tempos o número de cancelamentos está crescendo, o que gerou a reclamação por parte de muitos clientes.
Existem cinco status cadastrais do CPF, são eles:
Vale ressaltar, que o cancelamento não é aplicado quando o documento está pendente de regularização, isso é comum quando o cidadão deixa de entregar alguma declaração de Imposto de Renda (IR) ou quando o titular da conta falece.
O Santander e a Caixa Econômica Federal comunicaram que estão fechando as contas de quem está com o documento irregular. O prazo estipulado pelos bancos para que o cliente perca o acesso à conta é de até 90 dias.
Importante: O banco Itaú também comunicou que está de acordo com as normas determinadas pelo Banco Central.
Isso ocorre pela falta de alguma Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), logo, basta enviar essa declaração à Receita Federal.
Importante: É essencial fazer a consulta da situação fiscal para avaliar qual é a declaração faltante. O contribuinte pode fazer essa consulta pelo site da Receita Federal.
Apesar de ser algo de simples resolução, o envio desta declaração precisa ser feito com urgência para evitar transtornos.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…