Fonte da imagem: Agência Câmara de Notícias
O CPF se trata de um cadastro dos brasileiros junto à Receita Federal, tendo sido criado para identificar os contribuintes no Imposto de Renda, bem como, quando o mesmo presta um concurso, se matricula em uma universidade, ou ainda quando precisa abrir conta em banco.
Por isso, é importante manter esse documento atualizado, uma vez que se o seu CPF estiver irregular pode causar vários transtornos.
Para te ajudar a entender quais são as principais situações que causam esta irregularidade, continue acompanhando este artigo.
Nele vamos te mostrar como descobrir se o seu CPF está regular e como regularizar seu documento de forma simples e rápida.
Falamos acima sobre a possibilidade de serem enfrentados transtornos devido ao CPF irregular. Veja quais são os principais que podem atrapalhar sua rotina:
Segundo a Receita Federal, existem seis categorias onde seu CPF pode ser incluído. São elas:
Desta forma, ressaltamos que o principal motivo para que seu CPF esteja irregular é a falta de alguma informação junto ao seu cadastro na Receita Federal. Outra possibilidade também está relacionada à algum dado faltante ou incorreto na base de dados da Justiça Eleitoral. Isso pode levar à suspensão do documento.
Para verificar como está seu documento, basta acessar o site da Receita Federal. Depois, digitar o número do documento e a sua data de nascimento. Assim, a Receita irá demonstrar o status do documento.
Os cidadãos que possuem pendências também têm a opção de se regularizar sem sair de casa. Isso porque a Receita Federal disponibilizou seus canais virtuais de atendimento para facilitar o acesso ao serviço, diante da importância de manter o documento atualizado.
Mas primeiro, é preciso certificar qual é a situação que está causando impedimentos ao documento, o que pode ser feito através da seção Meu CPF no próprio site da Receita Federal.
Para efetuar o pedido por meio do site da Receita Federal, o cidadão precisa ser maior de 16 anos ou ter um representante legal, judicial ou procurador que esteja com a situação cadastral suspensa.
Após verificar a pendência que foi registrada em seu CPF, é possível escolher a melhor forma de atendimento. Dentre as opções estão:
A plataforma se trata de um banco de dados que é gerenciado pela Receita Federal. Não há idade mínima para a inscrição, recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos. É permitida a inscrição de brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez, o que significa que o número do CPF é único e definido para cada um.
Por Samara Arruda
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…