Uma pergunta frequente que os consumidores se deparam ao comprar produtos e serviços é a famosa frase “deseja colocar o CPF na nota?”. Mas afinal de contas, você sabe quais são os benefícios? Será que por meio dele é possível aumentar a pontuação do score? Hoje vamos entender essa e outras dúvidas quanto ao assunto.
Por que colocar o CPF na nota?
Em algum momento você já se perguntou sobre qual a necessidade de colocar o seu CPF na nota fiscal? De antemão podemos dizer que essa é uma decisão adotada pelos governos estaduais como uma tentativa nacional de evitar a sonegação de impostos.
Ao colocar o seu CPF na nota fiscal você contribuiu para que o governo de seu estado consiga controlar a tributação fiscal do comércio e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Além disso, a adoção do CPF na nota também é uma forte aliada na luta contra a pirataria ajudando e incentivando a responsabilidade das empresas com a sociedade.
Sendo assim, quando o consumidor insere o CPF na nota o mesmo contribui para que uma determinada transação tenha ocorrido como pessoa física, dificultando o processo de emissão e processamento de notas frias e também outras fraudes fiscais.
Confira a seguir a lista de Estados do país que possuem o programa de CPF na nota:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Quais as vantagens de colocar o CPF na nota?
Ao adicionar o CPF na nota os consumidores adotam uma série de vantagens, veja a seguir quais são elas:
Descontos
Uma das principais vantagens de se colocar o CPF na nota é a possibilidade de ganhar desconto. O fato de colocar o seu CPF na nota fiscal possibilita descontos atrativos.
Em determinados estados, como São Paulo e Rondônia, é possível conseguir o abatimento no valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do ano seguinte, enquanto outros estados podem garantir um esquema aplicável ao IPTU.
Prêmios
Os consumidores que colocarem o CPF na nota podem concorrer a prêmios no valor de R$ 5 mil até R$ 1 milhão. Lembrando que para isso é preciso acessar o site da nota fiscal, preencher um cadastro e concordar com os termos. Os sorteios acontecem mensalmente pela Loteria.
Resgate
Outra vantagem de colocar o CPF na nota é a possibilidade de resgatar os créditos acumulados. Esse resgate é possível a cada seis meses através de transferência bancária. Vale lembrar que para isso, o consumidor deve informar os dados da conta em um cadastro no site da Secretaria da Fazenda.
Doações
Por fim, além de prêmios e descontos, colocar o CPF na nota pode proporcionar uma vantagem pouco falada, mas muito importante, sendo ela a doação.
Existem repasses financeiros no tipo de doações destinadas a entidades, ONGs e instituições sociais com o que for arrecadado por meio da ação de colocar o CPF na nota.
CPF na nota aumenta o score?
Muita gente acredita que ao colocar o CPF na nota, é possível aumentar a pontuação do score de crédito, mas isso se trata de um mito, tendo em vista que este não é um procedimento incluído nos cálculos de score.
Então se você ficou na dúvida sobre o que é considerado para o cálculo do score pelos órgãos de proteção ao crédito, vamos listar algumas coisas que de fato são consideradas para aumentar ou reduzir sua pontuação, confira:
- Cadastro Positivo (nada mais é do que o histórico de bom pagador, ou seja, basta pagar as contas em dia);
- Negativações (as dívidas pagas e as ativas no CPF do consumidor)
- O número de consultas ao CPF por outras empresas
- Crédito (comprometimento da renda x o quanto de crédito o consumidor já utiliza)
- Pagamentos (se os pagamentos de contas estão ou não em dia)