De tempos em tempos o Governo Federal cria determinados benefícios fiscais para as empresas, visando acelerar o desenvolvimento econômico do país. Um exemplo é a modificação no recolhimento da contribuição previdenciária, que você poderá acompanhar neste artigo como funciona a desoneração da folha de pagamento.
O que esperar desse guia?
Portanto, se o assunto é de seu interesse, continue com a leitura e fique por dentro deste importantíssimo tema. Vamos em frente!
O benefício tem por objetivo reduzir a carga tributária sobre os salários, de modo a diminuir os custos com a mão de obra e permitir o aumento da contratação de funcionários (elevar a oferta de empregos). Trata-se de um regime fiscal que passou por várias modificações legais, dentre as quais podemos citar os seguintes momentos:
Dentre os vários tributos pagos por uma empresa, encontra-se a Contribuição Previdenciária Patronal (CPP), devida ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ela é apurada aplicando-se o percentual (alíquota) de 20% sobre a folha de pagamento. É um encargo da firma, não devendo ser confundido com a contribuição paga pelos empregados.
A desoneração consiste na substituição da CPP por outro tributo: a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). Perceba, então, que a folha de pagamento fica livre de um tributo (desonerar = tirar o ônus, o peso), o qual passa a incidir sobre as receitas da empresa.
A receita bruta nada mais é que a soma das receitas obtidas nas vendas e prestação de serviços, tanto por conta própria (a empresa mesma é quem vende ou presta o serviço), como por conta alheia (quando ela age como uma intermediária, recebendo comissões). Mas em sua apuração devem ser excluídos alguns valores, principalmente:
Apurada a base de cálculo (receita bruta), sobre ela deverá ser aplicada a correspondente alíquota (atualmente: 2,5 ou 4,5%, conforme o setor de atividade). O tributo será recolhido mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), até o dia 20 do mês seguinte ao de competência da folha. Veja o exemplo abaixo:
Entendeu como funciona a desoneração da folha de pagamento? O tema pode ser um pouco complicado, com muitos detalhes e polêmicas. Mas a partir dessa noção inicial, certamente você não terá maiores dificuldades em se aprofundar no assunto. Então não fique parado: deixe seu comentário abaixo e participe ativamente dos debates.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
View Comments
Otima explicação, excelente parabens!!
What's Going down i'm new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely useful and it has helped me
out loads. I hope to give a contribution & help different customers like its
helped me. Good job.
Ótima explanação.
Texto simples e direto.
Com relação ao tema, é completamente complexo. Porque enquanto por um lado se abre mão de receita (diminuindo as chances de passar pelo menos perto de alcançar o déficit previdenciário), por outro lado torna possível as empresas beneficiadas contratarem mais por diminuir um peso gigantesco sobre seus ombros. Tema para muitas brigas ainda.