O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) inicia no mês de maio o trabalho fiscalizatório no interior do estado de São Paulo. O objetivo, de acordo com a atual gestão, será o intensivo combate aos não habilitados (leigos). Esse tipo de ação visa o enfrentamento a concorrência desleal e a garantia da prerrogativa exclusiva dos profissionais da contabilidade. As visitas acontecem no início do mês de maio, nas cidades de Bauru e Marília. O Conselho também irá chamar a atenção para o tema no portal do CRCSP e nas redes sociais da entidade.
Os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, visando a transparência e segurança à sociedade. São eles os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.
Para Marcelo Roberto Monello vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, a fiscalização é uma medida protetiva, tanto para os profissionais como para a sociedade. “O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com os princípios morais sólidos”, afirma.
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) superou em 2021 a marca de 12 mil fiscalizações, com 12.740 diligências e 2.267 autos de infração lavrados. Em 2020, foram 7.487 atendimentos e 1.219 autuações, de acordo com balanço divulgado pela entidade.
Quatro convênios estabelecidos – Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério da Economia e Trabalho – hoje permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar nossos recursos para esse fim.
São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o Brasil.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…