Imagem por serasa experian
Deixar de pagar contas, utilizar muito o cheque especial, renegociação de uma dívida antiga. Toda nossa vida financeira fica computada nos órgãos de proteção ao crédito através do número do nosso CPF.
Trata-se do nosso perfil como pagador e gera uma pontuação, ou o score de crédito, uma nota atribuída em órgãos como Serasa e SPC, que usam modelos estatísticos e técnicas para determinar as chances de o consumidor se tornar inadimplente.
Mas como o score funciona? Como consultar essa pontuação? Dá para aumentar o score? Confira no texto a seguir.
O score é uma pontuação atribuída por órgãos de crédito, como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod, que usam modelos estatísticos e técnicas para determinar quais as chances de o consumidor se tornar inadimplente.
Utilizando informações da sua vida financeira, estes serviços de proteção ao crédito indicam as chances do consumidor conseguir pagar o financiamento que deseja contratar.
A pontuação vai variar de 1 a 1.000. Quanto maior a pontuação, menor a possibilidade de o consumidor se tornar inadimplente e, assim, menor o risco que ele oferece ao credor. Em tese, o consumidor com melhor nota pode conseguir crédito com custo ou juros menores.
Ele afeta totalmente na hora da pessoa solicitar um empréstimo ou financiamento. Seria uma espécie de “termômetro” da saúde financeira do consumidor, pois pode abrir ou fechar portas no mercado. Ou seja, dependendo da pontuação, pode ficar mais fácil ou mais difícil pegar um empréstimo para abrir um negócio, por exemplo.
De acordo com o Banco Central, sim. Uma nota mais baixa pode levar a instituição a negar uma operação de crédito, pois supõe-se risco de inadimplência dessa operação.
A instituição financeira também pode exigir mais garantias para a operação, ou o oferecimento de taxas de juros mais altas ou condições menos vantajosas de pagamento.
Há vários sites onde os consumidores podem consultar seu score. Podem acessar as páginas do Serasa, do Boa Vista, SPC Brasil e Quod. Contudo, é preciso fazer um cadastro antecipadamente para ter acesso ao score. Dados como nome completo, CPF e telefone serão solicitados.
Sim, isso é possível. A situação pode ser revertida com o pagamento em dia dos créditos contratados, financiamentos e empréstimos realizados, assim como as contas de consumo e serviços.
Para aqueles que estão com o nome sujo, sair do cadastro de inadimplentes também ajuda a melhorar a pontuação. Com o passar do tempo, o score vai aumentando gradativamente.
Comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços são alguns exemplos de quem pode ter acesso. Geralmente o score é consultado quando há alguma solicitação de empréstimo, financiamento e procura por crédito que implique em risco financeiro.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…