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Com o desemprego ainda em alta no Brasil, atingindo 14,1 milhões de brasileiros, cada vez mais pessoas estão se reinventando profissionalmente para ter acesso a renda. O microempreendedorismo tem sido uma solução, mas quem trilha esse caminho se depara com muitas dificuldades para tirar ideias do papel e realizar projetos, especialmente em meio à inflação e ao aumento de preço de insumos diversos.
Não à toa, dados divulgados pelo Google mostram um crescimento de pelo menos 500% nas buscas por “empréstimos com juros baixos”, entre julho de 2020 e julho de 2021. Neste cenário, a busca por crédito em fintechs se tornou uma saída para pequenos negócios, já que essas instituições oferecem melhores condições para pequenos e médios empreendedores.
Levantamento realizado pela Simplic, fintech de crédito pessoal online, revela que entre os meses de janeiro e março deste ano os pedidos de crédito para novos negócios aumentaram 4% em relação ao ano passado, totalizando mais de 20% de todas as solicitações recebidas pela empresa – são, por dia, mais de 10 mil novos pedidos em análise.
Tão importante quanto ter o esperado sim da instituição financeira é saber como investir o empréstimo para acelerar o crescimento do negócio e não colocar esse recurso a perder. Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, traz quatro dicas para pequenos e médios empreendedores:
Empreender com pouco investimento é possível. Por meio do crédito, pode-se empregar modelos de ampliação do negócio e entrar no mundo digital para aumentar as vendas e os lucros, seja por meio de uma loja online ou diretamente pelos canais digitais já utilizados na divulgação do negócio.
O controle das finanças para as pequenas e médias empresas pode ser um desafio. Com um empréstimo, pode-se investir em um planejamento financeiro e uma gestão mais eficiente. “O microempreendedor deve tomar decisões assertivas, baseadas em dados e tendências de mercado, para que possa melhorar seus resultados. O crédito pode auxiliar a estruturação para um projeto de faturamento”, explica o diretor.
Outra forma de impulsionar os resultados do negócio é aderir a novas tecnologias. Implantar novas ferramentas, a depender do tipo de empreendimento, pode aumentar os lucros com ganhos de produtividade.
Investir o dinheiro do crédito para divulgar o negócio na internet trará resultados efetivos, já que é possível segmentar o público e assim aumentar as possibilidades de venda – diferentemente da divulgação tradicional, que chega até pessoas que não estão interessadas naquele produto ou serviço. “Utilizar blogs e sites também pode ser útil. A presença nesses canais torna a empresa uma autoridade e referência na área”, recomenda Cardozo.
Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País.
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