Fique Sabendo

Crédito: Projeto de Lei libera empréstimos a juros zero para negativados

Está em tramitação no Senado um Projeto de Lei de n° 1063, que propões uma linha de crédito para quem está negativado no cadastro do SPC, Serasa, Boa Vista e Quod.

De acordo com o texto, a linha de crédito sem cobrança de juros, é destinado para o cidadão que está sem crédito, ou seja, está com seu nome negativado no Cadastro do SPC, Serasa, Boa Vista e Quod. Na verdade, é uma medida para as pessoas que estão precisando de um empréstimo e não estão conseguindo e passam por um momento difícil devido a pandemia do novo coronavírus.

O senador Chico Rodrigues (DEM – RR), é o autor do Projeto de Lei de n° 1063, que estabelece que a cobrança de juros seja mínima ou zero ao mês. Tanto os bancos públicos como os privados poderão oferecer a linha de crédito. Somente pessoas físicas poderão ser beneficiadas, não se estende para CNPJ.

Como conseguir o empréstimo?

Para obter o empréstimo, o cidadão oferecerá como garantia o desconto em folha de pagamento, comprovante de renda, bem móvel e imóvel e penhor de jóias.

Além de não poder considerar as inscrições da pessoa como negativada nos órgãos de crédito, também não será possível avaliá-la no Serasa Score.

O autor do Projeto de Lei, disse que o empréstimo para negativados já existe no mercado, mas costuma ser restrito e tem uma taxa de juros mais alta que o empréstimo pessoal convencional.

Sendo assim, é muito complicado, alguém estar negativado, conseguir um empréstimo, justamente por estar na condição de devedor.

Chico Rodrigues também acrescentou:

“impacta fortemente na economia e afeta diretamente o empreendedor que luta constantemente para manter seu negócio próprio ou mesmo as pessoas que possuem trabalho, porém não conseguem pagar as contas em dia”, se referindo ao atual momento de calamidade pública.

“Agora não é a hora de viramos as costas aos negativados, que já possuem dificuldade estrema para pagar suas dívidas e precisam da possibilidade de financiar as operações ou para conseguir uma injeção de capital extra”, finalizou.

O Projeto de Lei está no Senado desde 27 de março de 2020 e foi publicado em 2 de abril na página do Senado sobre tramitação de propostas.

Você pode acompanhar o texto na íntegra, acessando a página do Senado.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago