Conseguir obter crédito era um grande desafio para a grande maioria dos microempreendedores individuais, isso porque até o início do ano passado não existia muitas opções de produtos e serviços financeiros, facilitados, oferecidos por instituições financeiras para os microempreendedores individuais cadastrados no programa MEI.
Ou seja, encontrar soluções financeiras que pudessem ajudar os MEIs a ampliarem seus negócios, era uma tarefa árdua e muito burocrática. Entretanto, desde o segundo trimestre de 2019 foi implementado pelo Governo Federal um programa, intitulado CREDMEI, que faz parte de uma estratégia que visa facilitar o acesso do MEI à produtos e serviços financeiros.
Essa estratégia que tem o objetivo de facilitar o acesso do MEI e que foi introduzida pelo Governo é muito vantajosa para ambas as partes, instituições financeiras e MEIs, já que permite que os bancos possam ampliar sua carteira de clientes ao simplificar o processo de obtenção de produtos e serviços financeiros para o MEI. Saiba mais sobre o programa a seguir.
O CREDMEI é um programa gratuito do Governo Federal, acessível por meio do Portal do Empreendedor, que tem o objetivo de simplificar e facilitar o acesso do MEI a produtos e serviços financeiros oferecidos por instituições financeiras credenciadas e participantes do programa.
Ou seja, trata-se de um programa de desburocratização e facilitação da relação entre o microempreendedor individual e o sistema bancário. Isso porque, o CREDMEI permite que o MEI tenha, de maneira mais facilitada, contato com o banco, que pode ou não, de acordo com seus próprios critérios e política de crédito, conceder uma linha de crédito ao MEI.
O Programa possibilita que o MEI possa ter acesso a serviços financeiros como conta corrente de pessoa jurídica, máquinas de débito e crédito, cartão de crédito ou débito empresarial, linha de crédito, seguros, antecipação de recebíveis e/ou investimentos.
Para poder solicitar produtos e serviços financeiros aos bancos participantes por meio do Programa CREDMEI, o MEI deve acessar o serviço e-CREDMEI no Portal do Empreendedor, elaborar uma solicitação de produtos e serviços financeiros, especifica para sua necessidade, e encaminhar eletronicamente as instituições financeiras credenciadas e selecionadas pelo MEI no serviço.
Vale destacar, que o acesso ao serviço e-CREDMEI na página do Portal do Empreendedor é feito por meio do uso de dados de acesso da Conta de acesso única do Governo Federal (gov.br). Desta forma, será necessário que o MEI tenha ou providencie um cadastro junto a plataforma de acesso única do Governo.
A solicitação de produtos e serviços financeiros também exigirá que o MEI, além de ter o cadastro de CNPJ atualizado, adicione cópias de um documento de identidade, um comprovante de residência e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Isso porque a instituição financeira precisa receber todos os dados e documentos do empreendedor para analisar o seu pedido.
Se a solicitação do MEI, encaminhada eletronicamente por meio do serviço e-CREDMEI do Portal do Empreendedor, for aprovada a instituição financeira entrará em contato com o MEI, por meio de contato telefônico ou via e-mail, para passar orientações sobre a assinatura do contrato.
DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio
Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Conteúdo original HOPE Contábil
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…