Ultimamente, estamos vendo na mídia muitos escândalos corporativos envolvendo a alta administração e órgãos de governança em fraude financeira, corrupção, abuso de poder e assédio em renomadas organizações de vários seguimentos.
Neste sentido, podemos observar que isso contribui para que as organizações implementem medidas corretivas. Porém, é essencial que elas desenvolvam sistemas robustos de governança corporativa, ética empresarial e canais de denúncia eficazes para prevenir e detectar comportamentos inadequados. Além disso, a adoção de uma cultura corporativa transparente e uma postura de tolerância zero em relação à fraude, corrupção e assédio é fundamental para garantir a integridade e a confiança nas organizações.
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Podemos dizer que com toda essa exposição, as organizações cada vez mais estão engajadas em criar um ambiente mais íntegro, e seus colaboradores mais propensos a denunciar situações semelhantes em seu próprio local de trabalho.
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Na minha opinião, podemos destacar os principais fatores que propiciaram este aumento significativo de escândalos organizacionais:
Com o avanço da tecnologia e o aumento da conscientização sobre questões como assédio no local de trabalho, discriminação e irregularidades financeiras, entre outras, mais pessoas podem estar cientes de que há opções para realizar uma denúncia, por meio de plataforma em diversos canais, inclusive de forma anônima.
As denúncias anônimas desempenham um papel significativo no aumento de denúncias corporativas. Os colaboradores ou partes interessadas podem optar por relatar irregularidades ou má conduta sem a identificação do denunciante e por meio de plataformas on-line. Essas denúncias podem levar a investigações mais aprofundadas.
As organizações estão amadurecendo sobre como conduzir investigações internas para examinar possíveis irregularidades ou comportamentos inadequados. Essas investigações podem ser desencadeadas por denúncias de colaboradores, terceiros, fornecedores, clientes, ou mesmo quando a auditoria interna vai realizar seus trabalhos e suspeita de alguns desvios fora do padrão.
Nos últimos anos, houve uma mudança cultural em relação à tolerância 0 (zero) na aceitação de má conduta corporativa. É necessário que todos, sem exceção do cargo ou função, sejam um exemplo dentro e fora das organizações, principalmente a alta administração e os órgãos de governança, que devem ter uma reputação exemplar, por isso falamos muito de top down! Podemos, também, destacar a maturidade das organizações que estão investindo em recursos de investigação, bem como na proteção legal aos denunciantes. Com isto, os colaboradores estão se sentindo mais encorajados a falar e denunciar comportamentos inadequados, uma vez que há uma maior aceitação e apoio para aqueles que se manifestam com boa-fé.
Em muitos países, foram introduzidos regulamentos e leis mais rigorosos para proteger os denunciantes de boa-fé de retaliação e garantir que suas preocupações sejam tratadas adequadamente.
Por isso, destaco que na minha opinião o aumento nas denúncias corporativas nem sempre significa necessariamente um aumento na má conduta da gestão. Temos que analisar caso a caso e considerar que os colaboradores estão se sentindo mais empoderados para relatar problemas, e esperam que as organizações tomem medidas corretivas adequadas. No entanto, é crucial que as empresas estabeleçam canais de denúncia eficazes e adotem uma cultura de transparência e responsabilidade para lidar adequadamente com essas denúncias e evitar possíveis abusos, conforme já relatado acima.
Por Paulo Gomes, diretor-geral do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil.
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